A Natureza e Origem dos Objetos Instrucionais
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Introdução | Análise e os objetos instrucionais | Padrões e tecnologia CBI | A natureza dos objetos instrucionais | Questões básicas | Adaptatividade | Generalidade | Escalabilidade | A estrutura do espaço de design tecnológico | Dimensões do espaço de planejamento | Planejamento | Referências

 

Escalabilidade

Os autores do volume Atkinson eWilson foram sensíveis em relação ao alto custo visível da instrução assistida pelo computador. A solução proposta por eles foi projeções para computadores de baixo custo, expectativas para sistemas maiores de multi-terminais e o cálculo do custo do produto dividido pelo grande número de usuários. As tecnologias de conectividade e distribuição da época era o sistema principal centralizado de compartilhamento de tempo monolítico e (dessa forma) altos custo e linhas telefônicas de baixa qualidade.

O objetivo da adaptabilidade, generalidade e escalabilidade que prevaleceram em 1969 ainda são os alvos chave. Esses objetivos foram adotados pelos pesquisadores nos sistemas de tutoria inteligente, e estão claramente evidentes nos artigos desse grupo de pesquisadores, especialmente no resumo de campo e na sua teoria e método (Wenger, 1987; Psotka, Massey, & Mutter, 1988; Poulson & Richardson, 1988; Burns, Parlett, & Redfield, 1991; Noor, 1999).

Burns e Parlett (1991) nos dizem para “Não cometer erros. ITSs (Intelligent Tutoring Systems , Sistemas de Tutoria Inteligente em português) estão tentando alcançar a instrução de um-para-um, e nisto recai a complexibilidade e flexibilidade necessária de qualquer projeto ITS potencialmente bom.

Hoje, os sistemas de tutoria e sistemas de diálogo descritos por Suppes ainda representam metas fragmentadas para os sistemas de tutoria inteligente. A generalidade ainda é uma parte básica do plano do jogo. Isso está nos objetivos do Department of Defense Advanced Distributed Learning System Initiative . Como Burns e Parlett (1991) explicam,

Os designers do ITS estabeleceram o seu próprio cálice sagrado. O cálice é, como você deve ter adivinhado, a capacidade para uma base de conhecimento de larga escala e multiusuários para gerar definições e explicações coerentes. Se um aluno fizer uma pergunta cabível, o ITS deve ter uma resposta (p. 6 ) .

O computador pessoal, a rede e a rápida proliferação da conectividade das comunicações tornou-se o padrão. Por isso, o nosso foco em escalabilidade mudou de custos de distribuição para custos de desenvolvimento. Uma das forças por trás do fenômeno dos objetos instrucionais é o prospecto de produtos de custo mais baratos através de um número de mecanismos: reusabilidade, conectividade padronizada, modularidade para otimizar as transmissões dos depósitos centrais e fabricação padronizada.