A Natureza e Origem dos Objetos Instrucionais
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Generalidade

Generalidade se refere a habilidade da instrução computadorizada de criar mensagens instrucionais e interações pela combinação de mensagens primitivas e elementos de interação ao invés de armazenar mensagens pré-compostas e lógica de interação. Os contribuidores de Atkinson eWilson descrevem principalmente formas instrucionais pré-compostas, porque no início da CAI não havia ferramentas para apoiar a generalidade, porém, muitos artigos de Atkinson e Wilson enfatizam as futuras ferramentas para generalidade.

Suppes (1969), que mais tarde produziu ferramentas para gerar problemas matemáticos, descreve três níveis de interação entre alunos e programas de interação, todos eles ligados em algum nível de generalidade: (1) prática e treino individualizado, (2) sistemas tutoriais que “aproximam a interação que um tutor paciente teria com um aluno e (3) sistema de diálogo que permite que o aluno conduza um diálogo genuíno com o computador” (p. 42-44).

Silberman (1969) descreve o uso do computador para gerar exercícios para prática (p. 53). Stolurow, descrevendo as regras instrucionais de um sistema adaptativo diz:

Essas regras (para controlar a apresentação de informação, proposta de um problema, aceitação de uma resposta, julgamento da resposta e feedback) também podem ser chamadas de regras de organização; elas são as regras de uma gramática instrucional. Às vezes, devemos desenvolver gramáticas produtivas para instrução (p. 76).