A Natureza e Origem dos Objetos Instrucionais
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A Natureza dos Objetos Instrucionais

Nós definiremos objetos instrucionais mais adiante os relacionando com uma arquitetura para produtos instrucionais centrados em modelos. Quando nós usamos o termo nesse capítulo, objetos instrucionais se referem a qualquer elemento dessa arquitetura que pode ser jogado de forma independente e temporariamente em uma montagem para criar um evento instrucional. Os objetos instrucionais podem incluir ambientes com problemas, modelos interativos, problemas instrucionais ou séries de problemas, módulos de funções instrucionais, rotinas modulares para melhoramentos (treinamentos, feedbacks,...), elementos de mensagens instrucionais, rotinas modulares para representação da informação ou módulos lógicos relacionados a propostas instrucionais (gerenciamento, registro, seleção, etc.).
A literatura descreve objetos que executem algum subgrupo de funções requeridas pelos diferentes tipos de objetos instrucionais:

•  Objetos envolvidos em estruturas de banco de dados;

•  Objetos para o armazenamento de sistemas de conhecimento especializados;

•  Objetos para o controle do formato de documentos;

•  Objetos usados para desenvolver controle de processos;

•  Tutores portáteis, especializados e modulares;

•  Objetos representando módulos lógicos de computação para serem usados por não-programadores;

•  Objetos para que a máquina descubra o conhecimento;

•  Objetos para o desing instrucional;

•  Objetos contendo conteúdo informacional ou mensagens;

•  Objetos para captura de conhecimento;

•  Objetos que apóiem a tomada de decisão;

•  Objetos para o gerenciamento de dados.

Todos esses tipos de objetos, entre outros, são necessários para implementar instrução através de montagens em tempo-real de objetos. Gerard (1969), em uma afirmação surpreendentemente visionária, descreve como “unidades curriculares podem ser feitas menores e combinadas, como partes Meccano (conjunto de construção mecânica) padronizadas, dentro de uma grande variedade de programas feitos sob-medida para cada aluno” (p. 29-30). Trinta anos depois, o valor e a viabilidade dessa idéia está se tornando evidente.