10. Interatividade e Internet
Atualmente, com o surgimento da Internet e da convergência das mídias, o que vemos é a potencialização, bem como o aparecimento de novas formas de interatividade. Os leitores de jornais, em versões impressas ou digitais, os ouvintes de notícias de rádio, digital ou não, e os espectadores de telejornais não precisam mais se comunicar com os jornalistas ou colunistas de sua preferência por meio de demoradas cartas ou dispendiosas ligações telefônicas, podendo fazê-lo pela participação no blog do jornalista, ou colunista, ou envio de e-mails, os quais, aliás, podem ser encaminhados via telefone celular.
Ainda que estejamos diante de distintas concepções atribuídas ao conceito de interatividade, não há como negar que a convergência das mídias digitais potencializou e favoreceu a criação de novas formas de interatividade, nas quais os emissores e os receptores participam ativamente do processo comunicacional e, não raro, trocam de papéis. Exemplos disso podem ser observados quando os receptores intervêm em um meio (rádio, jornal digital) ou em uma mensagem, produzindo e enviando suas próprias matérias jornalísticas ou manipulando o conteúdo de uma mensagem original, respectivamente.
Como afirma Arlindo Machado, a interatividade, na era da convergência das mídias, passou a ser vista como um processo bidirecional em que emissor e receptor são, a um só tempo, leitor e autor, objeto de manipulação e sujeito que manipula (apud Thurler, 2004, p. 3). Nessa perspectiva, emissores e receptores tornam-se participantes ativos, e o conceito de interatividade aproxima-se do conceito de interação.
O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa define interação como a “influência mútua de órgãos ou organismos inter-relacionados... comunicação entre pessoas que convivem... intervenção e controle, feitos pelo usuário, do curso das atividades num programa de computador, num CD-ROM etc”.
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Para Piaget (1972), o conhecimento é construído nas interações entre o sujeito e o meio, dependendo dos dois ao mesmo tempo e, portanto, a interação é a ação entre pessoas e o meio, que geram a conservação, a formação ou a transformação das estruturas cognitivas e a construção de novos significados.