11. Graus de Interatividade
Alguns estudiosos, no entanto, estabelecem diferentes graus de interatividade entre emissor e receptor. É o caso, por exemplo, de Alex Primo e Luciana Mielniczuk (apud Thurler, 2004, p. 3), que dividem a interatividade, respectivamente, em “interação reativa e mútua” e “reatividade e interatividade”.
- Interação reativa ou reatividade corresponde à interatividade limitada e predeterminada pelo sistema.
Exemplo - envio de um e-mail para a redação de um telejornal, com comentários, críticas ou sugestões do espectador ou, ainda, o programa de televisão “Você Decide”, exibido de 1992 a 2000, cujo epílogo era decidido pelo telespectador via telefone.
- Interação mútua ou interatividade corresponde ao tipo de interatividade que permite a participação ativa do receptor na construção do produto final da mensagem ou do programa.
Exemplo - envio de um e-mail, propondo uma seleção musical para uma rádio FM que, duas vezes por semana, convida ouvintes para, durante trinta minutos, atuarem como locutores e apresentadores das músicas que selecionaram ou, ainda, a prática do jornalismo participativo, com o envio a um provedor de conteúdo e acesso à Internet de uma notícia de autoria do próprio usuário.
No Portal do Professor, existem espaços para que os usuários possam participar da programação das edições do Jornal do Professor. Observe os exemplos e aproveite para participar com sugestões!
|
|
http:www.portaldoprofessor.mec.gov.br
Interagindo no Portal do Professor.
Como proceder:
- Acesse o Portal do Professor.
- Clique na opção “Cursos e Materiais”.
- Localize o menu lateral (esquerdo) os espaços:
|
|
|
 |
|
Interaja! Descubra, no Portal do Professor, outros espaços de interação.