4. Vivendo sob a convergência
Para que o computador possa publicar as notícias de um jornal, transmitir um programa de rádio ou de televisão, é preciso que a informação de voz ou de imagem e som tenha sido digitalizada, isto é, transformada em um conjunto de sinais digitais transmitidos através da Internet a partir de determinado tempo e lugar para outros lugares e tempos.
Se a informação veiculada, isoladamente, via imprensa, rádio ou televisão, influencia a formação da opinião pública e o desenvolvimento da sociedade, o que acontece quando as pessoas passam a ter acesso instantâneo aos acontecimentos por meio de todas essas mídias integradas a um único artefato?
Hoje, por meio da Internet, você pode acessar conteúdos interessantes, como vídeos por exemplo, a partir de seu computador, esteja você onde estiver.
Veja o exemplo a seguir: um vídeo-documentário feito pela TV Escola para ser veiculado originalmente pela TV.
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Trata-se de um vídeo documentário sobre Paulo Freire (parte 1), disponível no Portal do Professor. Para assisti-lo siga essas orientações:
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Ainda não sabemos identificar a amplitude da influência da integração das mídias sobre as atitudes, costumes e ações das pessoas pertencentes a uma sociedade. Porém, sabemos que a convergência das mídias influencia nossos modos de ser, estar, agir e se comunicar no mundo. E, portanto, influencia nossos modos de aprender e ensinar! E isso nos interessa estudar como educadores inseridos no mundo digital.
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Pense um pouco sobre seu cotidiano:
Você utiliza telefone celular para conversar com sua família e amigos?
O que mais você faz com seu celular?
E os jovens, seus filhos, sobrinhos, alunos, o que fazem com seus celulares, além de conversar via voz?
Quais as implicações desse dispositivo quando o situamos no contexto da educação?
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