Home
A A A
Etapa 1
Etapa 1: Conceitos
 

4. Vivendo sob a convergência

Para que o computador possa publicar as notícias de um jornal, transmitir um programa de rádio ou de televisão, é preciso que a informação de voz ou de imagem e som tenha sido digitalizada, isto é, transformada em um conjunto de sinais digitais transmitidos através da Internet a partir de determinado tempo e lugar para outros lugares e tempos.

Se a informação veiculada, isoladamente, via imprensa, rádio ou televisão, influencia a formação da opinião pública e o desenvolvimento da sociedade, o que acontece quando as pessoas passam a ter acesso instantâneo aos acontecimentos por meio de todas essas mídias integradas a um único artefato?

Hoje, por meio da Internet, você pode acessar conteúdos interessantes, como vídeos por exemplo, a partir de seu computador, esteja você onde estiver.

Veja o exemplo a seguir: um vídeo-documentário feito pela TV Escola para ser veiculado originalmente pela TV.

 

 

Trata-se de um vídeo documentário sobre Paulo Freire (parte 1), disponível no Portal do Professor. Para assisti-lo siga essas orientações:

 

 

Ainda não sabemos identificar a amplitude da influência da integração das mídias sobre as atitudes, costumes e ações das pessoas pertencentes a uma sociedade. Porém, sabemos que a convergência das mídias influencia nossos modos de ser, estar, agir e se comunicar no mundo. E, portanto, influencia nossos modos de aprender e ensinar! E isso nos interessa estudar como educadores inseridos no mundo digital.


 

 

Pense um pouco sobre seu cotidiano:

 Você utiliza telefone celular para conversar com sua família e amigos?

O que mais você faz com seu celular?

E os jovens, seus filhos, sobrinhos, alunos, o que fazem com seus celulares, além de conversar  via voz?

Quais as implicações desse dispositivo quando o situamos no contexto da educação?


 

 

   

<<Voltar | Avançar>>

     
   
Ministério da Educação