15. Referências Bibliográficas
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Tecnologias digitais na educação: o futuro é hoje. In: 5º Encontro de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação: V E-TIC. Rio de Janeiro, Universidade Estácio de Sá, 2007.
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. São Paulo: Jorge Zahar Editora, 2004.
BASSO, Maria Aparecida José. Pedagogia digital na convergência do suporte “e” da educação: Uma proposta de modelo para logística de negócios sob demanda. 2003. (Doutorado em Engenharia de Produção). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
CASTRO, Cosette Espindola de. A convergência digital e os atores sociais – um panorama das iniciativas brasileiras. Anais V ELEPICC-Encontro Latino-Americano de Economia Política da Informação. Salvador, UFBA, 2005.
HOUAISS, A. & VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
KENSKI, Vani. M. Múltiplas linguagens na escola. In: Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Rio de Janeiro: DP & A, 2a ed., 2001.
LEMOS, André. Anjos interativos e retribalização do mundo. Sobre interatividade e interafaces digitais. In: Tendências XXI, Lisboa, 1997. Disponível:
http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/interativo.pdf (consultado em 12.12.2008)
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MARASCHIN, Cleci. Educação, tecnologias e seus enlaces. In: Salto para o Futuro. Série Educação, tecnologias e suas linguagens. TV E Brasil, Secretaria de Educação a Distância. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2005/itlr/tetxt3.htm (consulta realizada em 10.10.2008)
PIAGET, Jean. A Epistemologia Genética. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 1972.
PELLANDA, Eduardo Campos. Convergência de mídias potencializada pela mobilidade e um novo processo de pensamento. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Belo Horizonte, PUC, 2003.
PICANÇO Alessandra de Assis; LAGO, Andréa Ferreira; BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson De Luca; LIMA, Sidnei Álvaro de Almeida; HETKOWSKI, Tânia Maria. Conversando sobre interatividade. Salvador: UFBA, Grupo de Educação e Comunicação/NEPEC/FACED/UFBA, s/d. Disponível em: http://www.faced.ufba.br/~dept02/sala_interativa/texto_grupo.html
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço. O perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo, Paulus, 2004.
SILVEIRA, Sergio Amadeu da. O conceito de “commons” e a cibercultura. São Paulo. Faculdade de Comunicação Social Cásper Libero, 2006. Disponível em: <http://won.incubadora.fapesp.br/portal/materiais/CONCEITO-DE-COMMONS-E-A-CIBERCULTURA.pdf>
THURLER, Larriza. Novas tecnologias e interatividade – Uma análise da participação do espectador com a convergência da TV e Internet. Anais do X Simpósio de Pesquisa em Comunicação da Região Sudeste – SIPEC, Rio de Janeiro, UERJ, 2004.
PÁGINAS CONSULTADAS NA WEB
http://lite.fae.unicamp.br/sapiens/interatividade.htm
http://odragaodesaojorge.blogspot.com/2005/06/o-folhetim.html