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Etapa 1
Etapa 1: Conceitos
 

12. Convergência na Educação


 

 

Você já foi produtor ou coprodutor de um programa de rádio ou TV?

Você já tomou parte no jornalismo participativo, enviando alguma notícia de sua própria autoria a um provedor de conteúdo e acesso à Internet?

Você já colocou algum vídeo no You Tube?

Você costuma ler notícias, ouvir programas de rádio ou assistir a vídeos feitos por receptores como você?

Como você percebe seu papel em cada uma dessas situações?


 

 

Não podemos nos esquecer ainda do papel da convergência das mídias na educação que, inserida nessa nova ordem, já não pode mais ser pensada como antes. Agora, as relações educacionais, mediadas pelas novas tecnologias, tornam-se mais dinâmicas e pluridirecionais, com professores e alunos no papel de autores de um mesmo processo educacional interativo.


Os blogs, por exemplo, vêm sendo cada vez mais utilizados por professores em atividades didáticas com os propósitos de ampliarem a interação professor-aluno e aluno-aluno, expandirem os processos educativos para além do tempo e espaço da aula e fazerem com que os alunos tenham mais oportunidades de produzir uma escrita singular.


Os blogs são usados para produção de crônicas, relatos de momentos do cotidiano, compartilhamento de links e outros recursos, elaboração de crítica a livros, filmes, músicas e outras obras e criação de um portfólio pessoal.


Voltemos ao Portal do Professor, pois nele foi criada uma área especialmente para interação e comunicação. Nessa área, você pode encontrar links para diversos blogs educacionais, fóruns, comunidades virtuais e outras opções.


Portal do Professor – área de Interação e Comunicação

Portal do Professor – Área de Interação e Comunicação

Embora ainda estejamos longe do modelo ideal de interatividade participativa e crítica, o avanço das tecnologias e a convergência das mídias não só favorecem a superação do conceito de comunicação e educação unilateral e centrada, respectivamente, no emissor, mas também a modificação dos agentes dos processos comunicacional e educacional, propiciando que alunos e professores se tornem produtores ou coprodutores de informações e autores de narrativas que representam seus conhecimentos sobre determinado tema ou problema.


 

   
     
   
Ministério da Educação