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Etapa 1
Etapa 1: Conceitos
 

8. Possibilidades inerentes à convergência das mídias

A convergência das mídias, com a integração da computação com as telecomunicações, a captura e difusão de informações e a Internet possibilitam:

  • adaptação dos meios de comunicação à nova mídia digital;
  • elaboração de leis que reduzam as barreiras que limitam o uso de novas tecnologias pelas empresas de mídias;
  • surgimento de novos produtos e novos modelos de negócios;
  • surgimento de empresas de comunicação de pequeno porte, com conteúdos mais alternativos, criativos e inovadores;
  • surgimento de uma nova forma de pensar e de estar no mundo, ou seja, de uma nova lógica de raciocínio, caracterizada pelo desenvolvimento simultâneo de diferentes habilidades e da capacidade de múltipla atenção nos indivíduos;
  • dissolução dos limites de tempo e espaço, permitindo o acesso a conteúdos e informações a qualquer hora e em qualquer lugar;
  • construção coletiva e rápida disseminação e compartilhamento do conhecimento e da informação, potencializando o poder comunicacional;
  • criação de novas atividades profissionais e de novos empregos;
  • favorecimento de acesso rápido e seguro a bens e serviços, à informação, à educação, à saúde e à justiça, entre outros direitos do cidadão;
  • surgimento do conceito de jornalismo colaborativo, tirando os leitores da posição de meros consumidores passivos para transformá-los em fornecedores e coprodutores de notícias;
  • desenvolvimento de relações de interatividade entre produtores e receptores de informações e de programações.

 

 

Para ajudar na análise mais aprofundada das questões aqui abordadas, sugerimos a leitura do artigo publicado por Silva e Couto, em 2008.

SILVA, Valdirene Cássia da; COUTO, Edvaldo Souza. “Convergência cultural-midiática: as tecnologias e a fruidez da juventude na cibercultura”. In: IV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Faculdade de Comunicação/UFBa, 2008.
Disponível em http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14165.pdf



 

Observe que a principal capacidade da convergência das mídias é a de possibilitar a integração de dispositivos digitais e o seu uso sob demanda. Mas há um aspecto mais evidente e importante a se destacar na contribuição da convergência das mídias: a interatividade.

   

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