Home
A A A
Etapa 1
Etapa 1: Conceitos
 

Atividades

Atividade 1: Vivendo sob a convergência


 

 

Pense um pouco sobre seu cotidiano:

Você utiliza telefone celular para conversar com sua família e amigos?

O que mais você faz com seu celular?

E os jovens, seus filhos, sobrinhos, alunos, o que fazem com seus celulares, além de conversar via voz?

Quais as implicações deste dispositivo quando o situamos no contexto da educação?

Ficar uma semana sem o uso do aparelho celular traria algum impacto em seu dia-a-dia?

 

Contribua no Fórum intitulado “Vivendo sob a Convergência”, inserindo seu comentário e comentando as questões de seus colegas.

 

 

  • Acesse a ferramenta Fórum.
  • Localize o Fórum intitulado Etapa 1 - Vivendo sob a convergência.
  • Escreva uma nova mensagem.
  • Navegue pelas participações dos demais cursistas e comente algum aspecto que lhe chamou a atenção ou com o qual você se identificou.

 



Atividade 2 –  Investigando o perfil dos alunos em relação ao uso dos dispositivos móveis (Atividade Opcional)

Você conhece os hábitos de sua turma ou de seus alunos em relação ao de uso de aparelhos celulares?

Esta atividade objetiva conhecer  a relação das pessoas com os dispositivos móveis, em especial sobre o uso do aparelho celular  em seu dia-a-dia.


Elabore um questionário e distribuído ao grupo de trabalho. Este questionário pode ser desenvolvido por você, pelo seu grupo ou mesmo pelo grupo de alunos os quais irá investigar.

Para colaborar com a construção do questionário sugerimos algumas questões:

Você usa celular diariamente?
a) Sim
b) Não

Quais os recursos e ferramentas de seu aparelho celular você utiliza?
a) Maquina fotográfica
b) Sons e tons
c) Jogos
d) Relógio
e) Outros. Quais?_________________________________________________

Você utiliza mensagens de texto mais especificamente para qual finalidade?
a) Desejar feliz aniversário
b) Combinar local e horário com amigos para sair
c) Lembretes (estou chegando, vou me atrasar...)
d) Participar de programas de TV
e) Outros. Qual__________________________________________________

O que tem mais dificuldade para utilizar no celular?
a) Jogos
b) Internet
c) Enviar mensagens instantâneas (torpedo)
d) Outro. Qual?____________________________________________

O que acha da utilização do celular na educação?
a) Acha interessante, mas nunca ouviu falar
b) É uma inovação e acredita que possa contribuir, mas mais futuramente
c) Seria muito bom poder experimentar
d) Não acredita que possa trazer benefícios para a educação
e) Acredita que nessa modalidade, o celular não pode ser útil


 

 

  • Registre o resultado de sua investigação em um documento.
  • Publique seu documento na Biblioteca em Material de aluno na data agendada pelo professor tutor.
      • Tema -  Vivendo sob a Convergência.
      • Subtema -  Investigação sobre o perfil do aluno.
      • Não se esqueça de colocar seu nome no arquivo, dessa forma facilitará a identificação.
      • Exemplo: Etapa1ativ2francisco.xxx.

 

Atividade 3  - Conceito de autoria e Convergência das mídias

 

 

  • Ao usar referências de outros autores encontradas na Internet na elaboração de materiais para distribuir entre seus alunos como de apoio às suas aulas você se preocupa com a questão dos direitos autorais?

  • Você analisa com seus alunos o respeito aos direitos autorais?

  • Você acha que o direito de propriedade tolhe a criatividade?

  • Você acha que o direito à informação e à educação deveria se sobrepor ao direito de propriedade?

  • Diante das potencialidades das mídias e das facilidades para se produzir textos, vídeos, narrativas, imagens etc. Você estimula no aluno a autoria a partir das tecnologias digitais?

  • Essas facilidades auxiliam o aluno a empreender a autoria ou apesar delas, o aluno ainda prefere a postura passiva da educação bancária?
 


 

 

  • Acesse a ferramenta Fórum.
  • Localize o Fórum intitulado Etapa 1 – Autor e autoria.
  • Escreva uma nova mensagem.
  • Navegue pelas participações dos demais cursistas e comente algum aspecto que lhe chamou a atenção ou com o qual você se identificou

 




   

<<Voltar

     
   
Ministério da Educação