11. Uso pedagógico do wiki
A utilização de wikis em atividades pedagógicas pode contribuir para a reflexão e a autonomia do aluno, o trabalho cooperativo e a formação de redes sociais.
A estratégia de criação de wikis em atividades pedagógicas poderá deixar de trazer contribuições significativas à aprendizagem se for apenas um acréscimo na abordagem convencional do ensino baseado na transmissão de informações. Para integrar o uso do wiki em atividades pedagógicas, é preciso a participação efetiva de alunos e professores na criação de uma comunidade de aprendizagem, que desenvolva a cultura de interação, negociação de significados e colaboração para a produção em conjunto com o uso de múltiplas mídias.
O wiki pode ser utilizado no desenvolvimento de projetos colaborativos em pequenos grupos, como parte de um projeto coletivo da turma ou da escola. Para tanto, o professor precisa orientar o trabalho dos alunos a partir de um planejamento prévio e definição das etapas do trabalho pelos grupos, que envolve: aprender a criar e a usar o wiki; definir os momentos de encontros síncronos ou assíncronos, virtuais ou presenciais, para a discussão do tema envolvido, as estratégias para a busca de informações sobre o tema de estudo, a seleção das informações encontradas, a definição das articulações e a construção de uma rede de interlocução, partilha e produção conjunta.
Conheça referências de uso de wikis em escolas
É interessante perceber a possibilidade de integrar diferentes recursos da Web 2.0 no desenvolvimento de atividades pedagógicas. Um exemplo é o projeto desenvolvido por professores do Projeto Amora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio grande do Sul, que integrou blog, mapa conceitual e wiki.
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Para conhecer a experiência de uso da Web 2.0 na escola, consulte:
DUTRA Ítalo Modesto; PICCININI, Carlos Augusto; BECKER, Julia Lângaro; JOHANN, Stéfano Pupe; FAGUNDES Léa da Cruz. Blog, wiki e mapas conceituais digitais no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental.
CINTED-UFRGS: RENOTE. Novas Tecnologias na Educação. V. 4 Nº 2, Dezembro, 2006. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/dez2006/artigosrenote/25064.pdf Acesso em 10 mar de 2009. |
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