17. Metaversos
São espaços virtuais tridimensionais imersivos, que simulam uma realidade e levam as pessoas a interagir socialmente, através de personagens (software), por meio de seus avatares, em atividades sociais e econômicas. Os metaversos representam metáforas do mundo real no universo virtual, que ignoram as limitações físicas do mundo concreto.
Um dos mais conhecidos é o Second Life.
Second life video http://www.youtube.com/watch?v=5GDJSGIQvRk
O Second Life (Segunda Vida) Desenvolvido em 2003 para a realização de uma experiência, o SL – Second Life se expandiu, passou a chamar a atenção da mídia e de setores produtivos e tomou dimensões a princípio não imaginadas. , é um ambiente virtual digital tridimensional (3D) que simula aspectos das relações sociais entre as pessoas e representa uma vida que se desenvolve no meio virtual, paralelamente à vida real.
Este espaço é habitado por avatares que representam pessoas, as quais são propostas explorações de diferentes locais virtuais, experiências, atividades de entretenimento e ambientes que reproduzem a cultura de cada país, universidade ou organização.
Exemplo de avatar
O Second Life é considerado, também, um território para efetuar negócios, adquirir terrenos e ilhas, oferecer cursos.
O espaço virtual no SL é aberto e os habitantes têm liberdade para criar, entabular negócios, fazer amigos, jogar e estudar, com o uso das ferramentas disponíveis, as quais permitem a cada pessoa cuidar da gestão de sua segunda vida.
|
|
Que tipo de atividade as universidades desenvolvem no Second Life? Você pretende habitar o Second Life e criar uma segunda vida? |
|
Conheça as experiências de uso de Universidades no Second Life