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17. Metaversos

São espaços virtuais tridimensionais imersivos, que simulam uma realidade e levam as pessoas a interagir socialmente, através de personagens (software), por meio de seus avatares, em atividades sociais e econômicas. Os metaversos representam metáforas do mundo real no universo virtual, que ignoram as limitações físicas do mundo concreto.

Um dos mais conhecidos é o Second Life.

Second Life
Second life video http://www.youtube.com/watch?v=5GDJSGIQvRk

O Second Life (Segunda Vida) Desenvolvido em 2003 para a realização de uma experiência, o SL – Second Life se expandiu, passou a chamar a atenção da mídia e de setores produtivos e tomou dimensões a princípio não imaginadas. , é um ambiente virtual digital tridimensional (3D) que simula aspectos das relações sociais entre as pessoas e representa uma vida que se desenvolve no meio virtual, paralelamente à vida real.

Este espaço é habitado por avatares que representam pessoas, as quais são propostas explorações de diferentes locais virtuais, experiências, atividades de entretenimento e ambientes que reproduzem a cultura de cada país, universidade ou organização.

Second Life 2
Exemplo de avatar

O Second Life é considerado, também, um território para efetuar negócios, adquirir terrenos e ilhas, oferecer cursos.

O espaço virtual no SL é aberto e os habitantes têm liberdade para criar, entabular negócios, fazer amigos, jogar e estudar, com o uso das ferramentas disponíveis, as quais permitem a cada pessoa cuidar da gestão de sua segunda vida.

 

 

 
Que tipo de atividade as universidades desenvolvem no Second Life? Você pretende habitar o Second Life e criar uma segunda vida?
 



Conheça as experiências de uso de Universidades no Second Life

   
   
     
   
Ministério da Educação