7. A Web 2.0 e as possibilidades de uso na Educação
A Web 2.0 surgiu e se disseminou fora dos sistemas educativos para o relacionamento social e a formação de redes. Como educadores, vamos analisar quais as características têm essas novas tecnologias emergentes, suas potencialidades, possíveis contribuições e limites de integração à prática pedagógica.
A educação hoje, mais do que nunca, deve trabalhar com a experiência de vida dos educandos e, ao mesmo tempo, prepará-los para a vida; deve integrar a recriação do significado das coisas, a cooperação, a discussão, a negociação, a busca de solução de problemas e a melhoria da qualidade de vida. Para tanto, devem-se utilizar metodologias ativas que favoreçam a interação social e a capacidade de comunicar-se, de trabalhar em grupo; o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo; e a descoberta do prazer de aprender, ao mesmo tempo em que se incentivem atitudes de cooperação, respeito mútuo, solidariedade e cidadania responsável.
Neste novo contexto de uso da Web 2.0, não podemos deixar de pensar no papel e função do professor atual, que é desafiado a assumir uma postura ativa, criar estratégias que propiciem ao aluno desenvolver processos de aprendizagem por meio dessas tecnologias. O professor deixa de ser um transmissor do conhecimento adquirido e assume o papel de um orientador, sem mais ter de ensinar em situação solitária, mas sim colaborativamente, ao lado de seus alunos, integrando as linguagens e os instrumentos que fazem parte do cotidiano, suas características culturais e demandas, aos objetivos de aprendizagem para que possa propiciar o desenvolvimento de currículo motivador e mobilizador de conhecimentos do senso comum e científicos.
O uso de interfaces da Web 2.0 pode ser inserido, gradativamente, nas atividades pedagógicas. Por exemplo, fornecendo textos para leitura prévia em blogs e pedindo aos alunos que os comentem no próprio blog, utilizando wikis na criação de textos colaborativos e assim sucessivamente. Veremos, em tópicos específicos, as possibilidades das interfaces mais utilizadas.
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Diante do novo cenário proposto pelos sistemas caracterizados pela convergência tecnológica e com o uso de interfaces da Web 2.0 aparecem novas indagações. Entre elas, temos algumas fundamentais:
Qual a finalidade da educação neste novo cenário?
Qual a sua percepção de professor em relação ao seu papel diante deste novo cenário?
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Além dessas importantes reflexões, é preciso analisar a integração dessas tecnologias à educação e levar em conta que o mais importante para a educação é a melhoria da aprendizagem do aluno e sua formação humana e cidadã. Por isso, é importante integrar as velhas e novas mídias de acordo com as condições de acesso às tecnologias e suas características intrínsecas conforme se coadunam com os objetivos pedagógicos almejados.
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Para conhecer mais sobre a integração entre velhas e novas tecnologias, consulte: |
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MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Integração de mídias nos espaços de aprendizagem. Em Aberto. Brasília, v. 22, n. 79, jan. 2009.
Disponível em
http://www.emaberto.inep.gov.br
Acesso em 10 mar de 2009.
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Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini; MORAN, José Manuel. Integração das Tecnologias na Educação. Brasília: SEED/MEC, TV Escola, Salto para o Futuro, 2005.
Acesse o livro no site:
http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro.htm |
A seguir, apresentamos algumas interfaces interativas que potencializam o trabalho colaborativo no contexto pedagógico.