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Etapa 1
Etapa 2 - Web 2.0
 

14. Experimentando para aprender a usar

O podcast pode ser produzido pelos alunos com conteúdos sobre os temas de estudo, cabendo ao professor o papel de organizador das atividades, orientador das pesquisas, da estruturação da apresentação dos resultados e a publicação em novos podcasts de autoria dos alunos. O professor pode disponibilizar o conteúdo, ou parte dele, em podcasts para liberar-se da tarefa monótona, repetitiva, cansativa e pouco produtiva de passar sempre o mesmo conteúdo para diversas turmas, concentrando-se em atividades mais criativas e estimulantes, que são as de orientação de processos de aprendizagem, a partir de conteúdos disponibilizados em podcasts e em outras tecnologias de produção e divulgação.
As atividades das áreas de conhecimento de língua portuguesa e línguas estrangeiras são as que mais utilizam os podcasts, mas seu uso é apropriado em qualquer área de conhecimento.

Há diversos espaços na web dedicados à divulgação sobre o uso pedagógico de podcast, principalmente em blogs de alguns professores. Se houver uma consciência institucional e a intenção de incluir o uso de podcast nas atividades da escola, os professores mais próximos dessas tecnologias da Web 2.0 tanto podem utilizá-las em suas disciplinas, ou áreas de atuação, como podem mobilizar os alunos para serem produtores e não só receptores de conteúdo de podcast e, ainda, para conquistarem colegas a fim de realizarem experiências de uso pedagógico e criação de podcast.



 

 

Eziquiel Menta e Gílian Cristina trazem experiências e descobertas vivenciadas na integração de WebQuests, Blogs e PodCasts.

MENTA, Eziquiel; BARROS, Gílian. Podcast: quebrando o silêncio na integração de mídias na Educação. Paraná, Brasil, 2006. Disponível em
http://br.buscaeducacao.yahoo.com/mt/Artigo_Podcast.pdf

 

Que tal se tornar um produtor bem ao estilo da Web 2.0?

   
   

 

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