13. Podcast como recurso pedagógico
O uso de podcast em educação é interessante porque utiliza uma linguagem familiar aos alunos, com voz, música, imagem, histórias e vídeo, semelhante às linguagens com as quais convivem, em vez de ficar centrado em fazer leituras no material impresso ou ouvindo as explanações do professor. O podcast pode ser produzido e assistido em qualquer lugar e horário e repetido quantas vezes os alunos assim o quiserem, no ritmo de aprendizagem desejado. Pode ser utilizado dentro e fora da sala de aula; assim, é possível gravar a própria aula e disponibilizá-la na Internet para ser ouvida quando os alunos desejarem.
A utilização mais promissora do podcast acontece quando os alunos produzem seus próprios programas, projetos e os divulgam. É mais importante para os alunos que participem como produtores de informação, gravem episódios e programas do que apenas acessem materiais prontos, mesmo que sejam bem elaborados. E como o podcast está no cotidiano dos jovens e para eles essa linguagem é familiar e habitual, não é preciso uma preparação específica.
O ideal é que o podcast faça parte do projeto pedagógico da instituição, para ser incorporado como parte integrante da proposta de cada série, curso ou área de conhecimento. Quanto mais a instituição incentivar o trabalho com atividades colaborativas, pesquisa, projetos, mais significativos se tornam o uso e a criação de podcast pelos alunos.