15. Redes Sociais
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ty9xmwMnqtg&feature=related
As Redes Sociais são uma das formas de representação dos relacionamentos (nós) dos seres humanos (atores) entre si e nos seus agrupamentos. Nas redes, são compartilhadas ideias e informações, que podem ter caráter político, econômico e social, uma vez que se baseiam no fato de compartilhar a informação de forma ampla.
Conceituando Redes Sociais
As redes sociais surgem a partir da Sociologia para estudar as interações complexas da vida social e os desafios epistemológicos da integração da complexidade e da diversidade nos processos sociais.
Atualmente, as redes sociais são utilizadas nos mais variados campos das ciências, numa perspectiva interdisciplinar de estudo sobre a organização e o funcionamento das redes sociais em distintas situações da realidade. Os campos de estudo sobre redes sociais são encontrados tanto nas disciplinas das áreas das ciências exatas, como matemática, física e computação, das ciências médicas, bem como nas áreas humanas e sociais, tais como antropologia, sociologia, psicologia, linguística, entre outras.
As redes sociais são consideradas sistemas abertos, em contínua reconstrução individual e coletiva, por meio de relações entre pessoas e grupos, e se constituem pelo sentimento de identidade e de pertencimento.
Evidencia-se, assim, que o conceito de redes sociais originalmente não trata de redes sociais e Internet. No entanto, a Internet e, em especial, a Web 2.0, potencializam a formação de redes sociais.