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Etapa 1
Etapa 2 - Web 2.0
 

6. O papel do usuário na Web 2.0

A primeira coisa que precisamos ter claro é que, na Web 2.0, os usuários podem atuar de forma tradicional, passiva, apenas navegando através dos conteúdos, ou na forma ativa, criando e disponibilizando conteúdos. A segunda opção é aquela que está em acordo com a concepção da Web 2.0.


Um exemplo muito claro do papel do usuário é a Wikipedia , na qual qualquer usuário pode inserir a definição de um novo termo e qualquer outro usuário pode corrigi-lo, transformando o usuário de mero consumidor em codesenvolvedor de informações para a plataforma. Wikipedia é um dos produtos mais representativos dos valores da Web 2.0.
Poderíamos considerá-la como um espaço igualitário, onde existe um sentido de neutralidade entre os usuários. A par disso, existem aqueles que consideram a Wikipedia como fonte de problemas e informações incorretas, comparando-a com uma Torre de Babel, pela sua natureza anárquica, uma vez que amadores e escritores profissionais podem ser autores de novos verbetes, podendo gerar informações imprecisas.
Wikipedia

 


Ainda que a Wikipedia não seja plenamente aceita, devido à ausência de parâmetros para medir a confiabilidade das informações publicadas, é preciso considerar que as publicações convencionais em papel também trazem a interpretação dos autores e editores sobre os acontecimentos e fenômenos descritos, embora estes devam ser especialistas no assunto. Isto indica a importância de se buscar informações em diferentes fontes, compará-las e manter o olhar crítico sobre elas.

Don Tapscott, autor do livro Wikonomics, aponta que estamos diante da geração digital que pensa e age de modo diferente, faz diversas coisas simultaneamente, com o uso de múltiplas linguagens (joga, ouve música, conversa ao telefone, comunica-se por meio de uma interface de relacionamento...), e tem na colaboração um novo modelo de se relacionar com a sociedade e de agir, construído a partir dos quatro princípios da wikinomics: transparência, cooperação, compartilhamento de propriedade intelectual e ação global.

A ênfase na educação vai para além da produção de conhecimento colaborativo para gerar e fazer girar a economia, conforme enfoque de Tapscott, e incide sobre o novo paradigma de produção do conhecimento, que perpassa a criação da Wikipedia, para a criação de obras coletivas de livre acesso e que abre temas para o amplo debate de distintos setores da atividade humana por envolver questões tais como direitos autorais, a relação entre o individual e o coletivo, o trabalho imaterial e outras questões candentes.

 

 

Entrevista de Don Tapscott, por Sérgio Dávila, em Washington, em 27/1/2009.
Disponível em: 
< http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=52
2ENO003
> Acesso em 10 mar de 2009.

As obras coletivas e seus impactos no mundo do trabalho. IHU ONLINE, 24 de outubro de 2005.  Disponível em: 
< http://www.unisinos.br/ihuonline/uploads/edicoes/1158350187.
39word.doc
> Acesso em 10 mar de 2009.



 

 


Você, nesse momento, já sabe que a Web 2.0 possibilita colaboração, interação, coautoria, formação de redes sociais, enfim, uma enorme abertura e contínua geração de novas possibilidades a serem exploradas.

 

 

você consegue visualizar possibilidades de uso criativo? Por que usar a Web 2.0 na educação?  


Para ajudá-lo nessa reflexão, vamos adiante, apresentando a você o que a Web 2.0 pode significar para a educação e a prática pedagógica.

 

 

   
   

 


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