Home
A A A
Etapa 1
Etapa 2 - Web 2.0
 

9. Usando Blogs na educação

O professor pode usar blog para integrar as atividades pedagógicas com o meio virtual, expandindo a aula para além do espaço físico e do tempo escolar. Pode, também, orientar o desenvolvimento de atividades e disponibilizar materiais eletrônicos de sua autoria ou links da própria rede; pode propor debates sobre alguns dos pontos relevantes do tema em estudo e, também, sobre novas questões não previstas em seu plano de trabalho, ainda que relacionadas com o mesmo tema.

Já os alunos, podem ter por objetivo criar blogs para resolver os problemas propostos pelo professor; debater outros temas de interesse; fazer anotações de aulas e compartilhá-las com os colegas; desenvolver trabalhos colaborativos dentro de pequenos grupos; produzir conhecimento e, sobretudo, aprender.

Rojas (2005) atribui a popularidade dos blogs à facilidade de criação, uso e manutenção, ao baixo custo. Existem, inclusive, muitos espaços para a criação de blogs gratuitos. Além disso, os blogs oferecem espaço para a interação, a inserção de documentos e a emissão de comentários.

Muitos ainda associam o conceito de blog a um diário pessoal, a um uso narcisístico de querer mostrar-se e promover-se socialmente. Sem dúvida, isso existe. Há milhões de blogs pessoais, dos mais fúteis aos mais profundos. Mas o blog é, sobretudo, um meio de comunicação participativo, utilizado nas campanhas políticas, na comunicação social, nas organizações, na educação e no trabalho. Na educação, o blog é, cada vez mais, utilizado pelos professores para comunicar-se diretamente com os alunos, indicar materiais de estudo, discutir com os alunos e propor debates entre eles, divulgar notícias e novas questões para debate. Pelos alunos, pode ser usado individualmente, em grupos ou por classes, para produzir novos conhecimentos e registrar a trajetória de aprendizagem.

O blog é importante para avaliar o percurso dos alunos ao longo de um determinado tempo ou em determinadas áreas de conhecimento. Algumas das possibilidades – entre muitas outras - de utilização de blogs na escola podem ser:

  • desenvolvimento de projetos individuais, de grupos de uma mesma escola ou de escolas diferentes;
  • divulgação do processo, de cada etapa e de seus resultados - para discutir, coletivamente, o processo de aprendizagem em cada momento;
  • discussão de casões em estudo, de situações concretas, de notícias de interesse dos alunos;
  • acompanhamento, discussão, produção e compartilhamento de produtos multimídia, como jornais on-line e podcasts (programas digitais de áudio, etc.);
  • elaboração de desafios, de concursos, de gincanas, de situações lúdicas, onde os alunos aprendem e se divertem ao mesmo tempo.


  •  

      Como escolas, professores e alunos brasileiros usam blogs? Como os blogs são utilizados em outros países?  


     

     

    Alguns autores de referência sobre educação e tecnologias mantêm blogs e trazem assuntos e temas importantes para o debate! Visite esses blogs! Procure outros blogs de seu interesse! Participe dos debates, deixando seus comentários!

    Blog tecnologias na educação, do Prof. Simão Pedro Pinto Marinho:      Disponível em: http://tdeduc.zip.net/

    Blog educação inovadora, do Prof. José Manuel Moran: Disponível em: http://moran10.blogspot.com

     




    Conheça Blogs de Escolas

   
   

 

<< Voltar | Avançar >>

     
   
Ministério da Educação