18. YouTube
O YouTube Originalmente criado em Inglês, no ano de 2005, o nome You Tube surgiu da junção das palavras (do inglês) you: você e tube: tubo, utilizado para designar a Televisão. Fundado em fevereiro de 2005 e comprado pelo G é um site de serviços na Internet, que permite aos usuários carregar, assistir e compartilhar vídeos digitais.
Aproximadamente trinta milhões de vídeos são vistos todos os dias.
Quando fazemos uma busca no YouTube, encontramos filmes, vídeo-clipes e outros produtos de filmagem caseira, os quais podemos também disponibilizar em blogs e sites pessoais.
Desde junho de 2007, o Youtube passou a ter outros idiomas, como português, espanhol, italiano, francês, etc. Com isso, houve a expansão do seu uso, inclusive na escola, tanto com material ilustrativo de atividades, quando o professor utiliza um dos vídeos disponíveis em sala de aula, como na elaboração, produção e compartilhamento de matérias específicas em atividades realizadas junto aos alunos.
Navegue no YouTube e descubra nesse enorme banco de vídeos sobre diferentes temas. Use uma palavra-chave, referente ao assunto de seu interesse, e faça sua opção na lista de sugestões oferecida.
Como integrar o YouTube à prática pedagógica?
O uso do YouTube na educação pode ocorrer em atividades presenciais ou a distância, integrado aos objetivos pedagógicos e ao tema de estudos. Pode ser usado um vídeo do acervo disponível no YouTube ou podemos produzir e compartilhar nosso vídeo, inserindo-o no YouTube.
O vídeo pode ser produzido pelo professor para ser usado como material de apoio das atividades educativas, na mobilização dos alunos para iniciar um novo tema de estudo, problematizar uma situação, registrar determinado evento ou fenômeno.
Vídeos podem, também, ser utilizados para registrar o progresso dos alunos em atividades e resoluções de problemas, dentre várias outras aplicações.
Os alunos podem produzir vídeos?
Com a convergência das mídias e tecnologias, temos hoje os recursos de vídeo embarcados em diferentes dispositivos, como nos telefones celulares, câmeras fotográficas e computadores. Desse modo, de posse de quaisquer desses recursos, os alunos têm a oportunidade de criar seus vídeos como material para estudo e apoio aos projetos que desenvolvem.
O mais interessante é que os alunos tenham a oportunidade de conceber, produzir e compartilhar vídeos digitais, em um exercício de coautoria na elaboração de roteiros, filmagem, edição e criação de efeitos especiais até chegar ao produto publicado no YouTube. Nesse caso, o papel do professor é fundamental para propor a atividade de criação, orientar o roteiro, a produção, a edição e avaliação do vídeo, bem como seu compartilhamento no YouTube, respeitando as intenções e estratégias criadas pelos alunos.
Conheça a utilização de vídeos do youtube na educação