Apresentação
O indivíduo móvel é um nômade, que se move de um lugar para outro sem perder contato com o coletivo da “aldeia” eletrônica. Desde que estejam em sua rede de recepção, eles ainda estão (presumivelmente) disponíveis. (Lichty, 2006) |
As tecnologias móveis encontram-se em franca evolução e parecem destinadas a transformar-se no novo paradigma dominante da computação.
Quais as consequências e as implicações disso para o processo educacional?
Segundo Ahonen e Syvänen (apud Marçal et al., 2005):
“...a utilização de dispositivos móveis na educação criou um novo conceito, o chamado Mobile Learning ou m-Learning. Seu grande potencial encontra-se na utilização da tecnologia móvel como parte de um modelo de aprendizado integrado, caracterizado pelo uso de dispositivos de comunicação sem fio, de forma transparente e com alto grau de mobilidade.”
(AHONEN e SYVÄNEN, apud Marçal et al., 2005, p. 43).
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No Brasil, é também utilizado o termo “aprendizagem com mobilidade”, envolvendo a utilização de dispositivos móveis nos processos de ensino e aprendizagem.
Vamos, nesta etapa de estudo, abordar estas questões, indo com mais ênfase ao foco que interessa ao nosso cenário de educadores: quais as consequências e as implicações do uso de dispositivos móveis no processo educacional.
Temos a certeza de que você já vivencia a mobilidade; por isso, nosso diálogo vai fluir!
Bom estudo!
Objetivos de aprendizagem desta etapa:
- conceituar mobilidade e tecnologias móveis;
- compreender a dimensão educacional do uso das tecnologias móveis nos processos de ensino e aprendizagem;
- estabelecer articulacões entre cenários da mobilidade e o cenário da educacação e da aprendizagem com mobilidade.