5. Acessando uma rede virtual temática
Este módulo traz uma visão geral sobre o significado da convergência de mídias na perspectiva tecnológica, suas características e potencialidades pedagógicas, bem como algumas contribuições para o ensino e a aprendizagem. Trata de diversos conceitos que se tornam mais evidentes quando exploramos a convergência das Midas, tais como: interatividade, autoria, cibercultura e hipermídia.
A primeira orientação que temos a fazer é lembrá-los que a programação deste Módulo envolve a realização das leituras e das atividades sugeridas.
As leituras poderão ser realizadas navegando pelas telas a seguir. Para tal, selecione os títulos na barra do menu lateral. Notem que no decorrer das telas são indicados materiais de apoio e links com a indicação de “Saiba Mais” com leituras complementares (opcionais) disponíveis para seu aprofundamento.
Fiquem atentos, acompanhando as novas indicações que serão acrescentadas ao longo do Módulo pelo professor-tutor da turma.
Lembrem-se de que caso tenham alguma dúvida, dificuldade ou comentário é muito importante entrar em contato com o tutor.
Bom trabalho a todos!
Objetivos de aprendizagem
A Etapa 1 objetiva desenvolver competências para:
No Portal do Professor, você encontra sugestões de redes virtuais muito interessantes e diversificadas.
Você está interessado no tema Inclusão Digital? Deseja conhecer projetos especiais em educação? Deseja conhecer museus pelo mundo?
Navegue por temas de seu interesse no Portal do Professor.
E não deixe de observar as características dessas redes, analise o grau de convergência das mídias, o quão permitem interatividade, etc. Nesta etapa do módulo, você já consegue aplicar seus conhecimentos!
Vimos, até este ponto do estudo, que as tecnologias móveis são a estrutura computacional da mobilidade.
O objetivo agora é identificar a mobilidade para além da tecnologia, analisando o que a mesma significa em nosso dia-a-dia, como ela altera, possibilita, viabiliza ou torna diferente nosso modo de pensar.
O convite é para “abandonar” o jeito local e fixo de buscar, receber e enviar informação para reconhecer, na forma móvel, o outro jeito de pensar e de estar em comunicação com a vida.