Atividades:
Atividade 1- Aprendizagem com Mobilidade
|
|
Falamos até agora da aprendizagem com mobilidade e do potencial de uso dos dispositivos móveis para gerar processos educacionais mais direcionados à autoria, à producão, à interação e ao compartilhamento do conhecimento em rede.
Muitos de nossos alunos já se comunicam diretamente por meio de serviços de mensagens via celular. Alguns, também, já experimentaram ferramentas de mensagens instantâneas (MSN, por exemplo). Sabemos que são ativos participantes desse processo de comunicação em rede.
Há professores experimentando as ferramentas de comunicação instantânea para que grupos de alunos interajam a partir de temas de estudo propostos.
Você considera possível levar esse modelo à realidade de sua prática pedagógica? Tem interesse em compartilhar sua experiência sobre o assunto ou conhecer as experiências de colegas que navegam por esses mares?
|
|
|
|
Debata com seus colegas no Fórum sobre estas e outras questões que considere fundamentais para a realidade de sua prática pedagógica
- Acesse a ferramenta Fórum.
- Localize o Fórum intitulado Etapa 3 – Aprendizagem com Mobilidade.
- Escreva uma nova mensagem.
Navegue pelas participações dos demais cursistas e comente algum aspecto que lhe chamou a atenção.
|
|
Atividade 2 – Conversando sobre a Ubiqüidade (Atividade opcional)
Reflita sobre essa frase :Invisível, mas em qualquer lugar a nossa volta, de Mark Weiser.
|
|
- Releia o que foi abordado sobre o tema ubiqüidade.
- Participe do Chat sobre a educação num mundo ubíquo e estabeleça com seus colegas aspectos afirmativos e preocupantes da sociedade digital e das implicações disso em sua prática de professor.
- Fique atento aos horários de chat agendados pelo professor tutor.
|
|
Atividade 3 - Ubiquidade : Imersão na Informação
|
|
O que seria para você uma escola virtualizada? Aquela que se volta às possibilidades de formar redes e gerar colaboração a partir das potencialidades da convergência tecnológica?
Considere a mobilidade e a ubiquidade e analise como seria um uso ético da virtualização da escola.
|
|
Para apoiar sua reflexão, leia o texto:
LEITE, Julieta. A ubiqüidade da informação digital no espaço urbano.In:LOGOS 29 Tecnologias e Socialidades. Ano 16, 2º semestre 2008.
Disponível em: http://www.logos.uerj.br/PDFS/29/10JULIETA_LEITE.pdf
|
|
- Responda essas questões em documento de texto.
- Este documento deverá ser salvo de forma a identificar o nome do cursista e da atividade: nomedocursista-ativ3.
- Anexe o arquivo na Biblioteca em Material do Aluno.
- Tema: Etapa 3
- subtema: Ubiqüidade
- Não se esqueça de colocar seu nome no arquivo, dessa forma facilitará a identificação.
- Exemplo: Etapa3_ativ3francisco.xxx.
|
|