9. Mobilidade, dispositivos e conteúdos educacionais: o que cabe onde?
Voltemos a referir-nos ao Portal do Professor. Caso o acesso se dê a partir de um celular conectado à Internet: o que é possível a partir deste aparelho móvel? Você, com certeza, não ficaria navegando por horas nos conteúdos disponíveis. Seu método, provavelmente, seria o de anotar informações, ficar por dentro das notícias do Portal, inserir uma mensagem ou comentário, entre outras pequenas coisas a serem escolhidas em função do próprio aparelho e dos serviços que ele dispõe.
Já os computadores portáteis ampliam tudo isso. Não pelo tamanho da tela, mas por terem outra funcionalidade, outra capacidade de armazenamento, principalmente. Poderíamos citar outros exemplos, mas o importante é que você saiba que dispositivos diferentes demandam usos diferenciados. E isso não é problema, é característica da mobilidade.
Assim, ao pensarmos e analisarmos as questões que envolvem aprendizagem com mobilidade, também precisamos compreender que as tecnologias móveis, que estão a nosso dispor, não podem ser unificadas e sim diferenciadas na metodologia e no conteúdo da educação.
Um estudo de Schlemmer et al. (2007), a partir de uma pesquisa sobre os casos de uso da aprendizagem com mobilidade, traz algumas reflexões e considerações acerca do desenvolvimento diferenciado de softwares e de conteúdos a serem disponibilizados em distintos dispositivos móveis:
- a consideração das limitações ainda existentes nos dispositivos móveis, especialmente em relação a questões ergonômicas e de conectividade;
- flexibilidade, simplicidade, agilidade, parcimônia (poucas ferramentas, adequadas ao objetivo de cada atividade educacional);
- baixo custo de aquisição e manutenção;
- possibilidade de trabalho on-line e off-line são as características mais mencionadas;
- ser multiplataforma e multiaparelho (poder ser acessado por diferentes dispositivos móveis) é outra característica valorizada.
|
|
Para refletir a partir da pesquisa sobre os casos de uso da aprendizagem com mobilidade, consulte o artigo:
SCHLEMER, Eliane. SACCOL, Amarolinda. Z.; BARBOSA, Jorge; REINHARD, Nicolau. M-learning ou aprendizagem com mobilidade: CASOS NO CONTEXTO BRASILEIRO. In: 13° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Paraná. 2007. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/552007112411PM.pdf
|
|
|
|
Trabalhando com mobilidade: IBGE ganha tempo e reduz custos com Pocket PCs equipados com Windows Mobile
O IBGE desejava atualizar seu sistema e reduzir custos com papel. O antigo processo de coleta de dados deveria ser substituído por tecnologias que ampliassem a mobilidade dos pesquisadores de campo.
Fonte: Microsoft
Leia a íntegra deste caso:
http://www.microsoft.com/brasil/Casos/interna.aspx?id=411
|
|