10. Mobilidade e TV Digital
A presença da TV é marcante no cotidiano dos brasileiros. É o veículo de comunicação com maior alcance no país e sua utilização é voltada, principalmente, para informação e
entretenimento:
“Na maioria dos lares brasileiros o televisor ganha destaque principal na sala das residências, algumas possuem até a sala da TV. Os sofás e poltronas ficam voltados para o aparelho.” (MEC) |
Assistir a TV, em muitos casos, nas grandes cidades, é uma das principais atividades de lazer na rotina de crianças e adolescentes nos diversos contextos sociais. No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 90% da população possui pelo menos um aparelho de TV em casa.
Esses dados sugerem que a TV no Brasil poderia ser uma grande aliada da educação de populações geograficamente distribuídas nas diversas regiões do país. Vários educadores acreditam que a TV e, em especial, a TV Digital interativa - TVDi, possa ser uma ferramenta importante na democratização do ensino devido a sua força de penetração.
A presença de aparelhos de TV convencional nos lares e escolas brasileiras e as possibilidades interativas da TVDi justificam o estudo exploratório sobre sua utilização pedagógica e, também, como uma forma de promoção da inclusão digital. Outros pontos a serem considerados nos estudos sobre a utilização da TVDi no processo de ensino e aprendizagem são as possibilidades de interação entre os usuários e de interatividade com o equipamento.
Apesar do conceito de TVDi ainda estar em construção, existe um consenso entre os pesquisadores que a TV deixa de ser um meio de comunicação unidirecional, um meio que somente envia informação ao telespectador, para ser um canal de comunicação entre a emissora e o telespectador. A TVDi permite a interatividade pela rede telemática em tempo real, com diversas possibilidades de ação, tirando o usuário da posição de receptor e passando a ter uma presença mais efetiva no conteúdo.
Os aplicativos para a TVDi, desenvolvidos para a interação entre os usuários e o tema exibido, podem favorecer novos formatos de programas com fins educacionais, com potencial tanto na educação presencial como a distância, conforme salientado por Silva, Sadzevicius e Mateus (2008).
O conceito de TV interativa possibilita que a TV deixe de ser um meio de comunicação unidirecional, ou seja, o telespectador pode passar a interagir com a programação em tempo real, com a escolha de ângulos de câmera e de diferentes encaminhamentos da informação, criando um canal de comunicação entre a emissora e o telespectador, que passa a ter uma participação mais efetiva no conteúdo. A interatividade na TVDi envolve, também, aspectos financeiros que acompanham a melhoria da qualidade e a quantidade dos serviços oferecidos.
O cenário da interatividade favorece o desenvolvimento de programas que utilizem, por exemplo, características de entretenimento articuladas aos processos de ensino e aprendizagem, com possibilidades de navegação não linear pelas informações e, também, de inserção de conteúdo para que o aluno possa aprofundar os estudos nos diferentes temas, de acordo com seu interesse ou com a orientação e mediação pedagógica de professores.
Esses aplicativos podem propiciar, ainda, a interação entre os usuários, aspecto que deverá ser objeto de estudos mais aprofundados, mas que aponta interessantes possibilidades pedagógicas para a interação entre professor-aluno e aluno-aluno.
A utilização da TVDi na educação é conceituada de t-learning que, segundo Gomes e Lima, é um subconjunto do e-learning, com acesso por meio de uma TV ou dispositivo similar, mas que pode contribuir com a aprendizagem. Alguns educadores pontuam o uso da TVDi na educação como uma possibilidade para a inclusão digital e social, viabilizada pela distribuição de conteúdos digitais em grande escala e pela interação entre alunos e professores.
Será que a TVDi conseguirá articular escolas, instituições e canais de TV para o desenvolvimento de programas de educação a distância?
O que a TVDi poderá trazer de inovação para a educação?
O debate é intenso e há questões em aberto! |
Entretanto, como educadores, temos que compreender os dilemas que perpassam esse debate e, ao mesmo tempo, identificar características e potencialidades da TVDi para a educação.
|
|
Tv digital: a mobilidade e ubiquidade da comunicação como forma de inclusão digital e social
Esse interessante artigo trata da TV Digital e, de quebra, adianta um dos assuntos que trataremos ainda nesta etapa: a ubiquidade.
AFFINI, Letícia Passos; AMÉRICO, Marcos. TV DIGITAL: a mobilidade e ubiquidade da comunicação como forma de inclusão digital e social. II Encontro do ULepicc. Bauru, SP: 2008.
Disponível em:
<http://www.faac.unesp.br/pesquisa/lecotec/eventos/ulepicc2008
/anais
/2008_ Ulepicc_0001-0012.pdf> Acesso em 25 jan 2009.
SILVA, Maria da Graça M; SADZEVICIUS, J. E; MATHEUS, Natália S. Corrida do conhecimento: um estudo de caso sobre o uso da tvdi na educação. In: 14° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Anais eletrônicos. Setembro 2008. Santos (SP).
Disponível em:<http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/5112008103355PM.
pdf>. Acesso em 25 jan 2009.
|
|