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Etapa 1
Etapa 3: Mobilidade e ubiqüidade
 

11. Caso

Podemos, então, dizer que, com a mobilidade, estabelece-se uma “nova revolução social”, conforme pontua Rheingold (2003), para esse estágio de comunicação pessoal, que se traduz por uma sociedade móvel e conectada. Alunos e professores podem estar em casa, na escola, em museus, em diferentes espaços sociais ou mesmo em deslocamento: conectados e interagindo.

Para Lehner et al. (apud Marçal et al., 2005):

“...os dispositivos de comunicação sem fio oferecem uma extensão natural da educação a distância via computadores, pois contribuem para a facilidade de acesso ao aprendizado, por exemplo, na obtenção de conteúdo específico para um determinado assunto, sem hora e local pré-estabelecidos” (LEHNER et al., apud Marçal et al., 2005, p. 4).









 

 

Obs: Para assistir os vídeos você deverá estar conectado à Internet.

Geração C
Descubra do que se trata, nesse interessante vídeo apresentado na 1ª Conferência Web 2.0.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UI2m5knVrvg

O texto-resumo sobre o vídeo pode ser lido em:
http://marceldiariamente.blogspot.com/2007/06/gerao-c.html

Outras sugestões interessantes para assistir e analisar como complemento:

 Aprendizagem com mobilidade em PDAs 
http://www.youtube.com/watch?v=neZYE9gBIuE

Uma escola móvel para circenses – apoio do Ministério da Educação de Portugal
http://www.youtube.com/watch?v=Z9A4cwKuEXU

 


Se você assistiu ao vídeo sugerido sobre a Geração C, observou que estamos frente a uma geração imersa na conectividade e na capacidade móvel da interação, da utilização das ferramentas da Web 2.0, enfim, na procura por tudo o que permita edição, compartilhamento e colaboração.

É a geração da autoria, dos produtores e colaboradores da rede mundial conectada e móvel.

Navegue pelo site youtube e observe quantos temas, inimagináveis até, estão ali inseridos; o crescimento do modelo Wikipedia é outro interessante exemplo.

Outro fator novo é que os dispositivos móveis e a Internet sem fio estão tornando-se extensão das funcionalidades propostas pela Web 2.0, possibilitando ir além daquilo que a conexão por cabos já permitiu. Tudo isso, sem dúvida, modifica, de maneira significativa, os tradicionais modos de se utilizar as tecnologias digitais.

As palavras-chave da aprendizagem com mobilidade são a autoria e a alta capacidade de personalização do que se deseja obter de informação, de edição, de produção e de compartilhamento de conhecimento.

É importante destacar que a convergência das mídias e dos dispositivos móveis contribuirá para o crescimento da aprendizagem com mobilidade.


   

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