6. Mobilidade para além da tecnologia móvel
O termo mobilidade, para Lemos (2006), além de significar o movimento do corpo entre espaços, entre localidades, entre espaços privados e públicos, refere-se, também, aos espaços móveis ou digitais, ou seja, são:
“espaços sociais conectados, definidos pelo uso de interfaces portáteis como os nós da rede... a transformação das interfaces estáticas em interfaces móveis, o que define nossa percepção de espaços digitais” (LEMOS, 2006, p. 1). |
A disseminação e o uso das tecnologias móveis provocam a reflexão sobre os conceitos de proximidade, distância e mobilidade, bem como a construção de novos conceitos, pois com seu uso emergem novas práticas culturais (Silva e Consolo, 2008).
De fato, as possibilidades tecnológicas desse mundo contemporâneo, no qual se consegue, por meio de dispositivos sem fio, comunicar e informar a qualquer tempo e de qualquer lugar, estão viabilizando mais do que informação e entretenimento. Em outras palavras, isso significa que há espaço para que o processo educacional também se desenvolva a partir de um conceito, que podemos denominar “educação móvel e conectada”.