7. Refletindo em seu cenário pedagógico
Você sabe que ao falarmos por meio de um telefone convencional, fixo, principalmente quando estamos em casa, certamente temos mais privacidade.
Reparou, no entanto, que o celular, por permitir comunicação, esteja você onde estiver, relativiza a privacidade, traz um novo significado social do “qualquer lugar onde você estiver”, e o “alô” é, muitas vezes, substituído por “onde você está”?
Essa mobilidade, propiciada pela telefonia móvel, flexibiliza a comunicação, amplia e modifica a forma usual de nos comunicarmos e de gerenciarmos nosso dia-a-dia. Não paramos com o que estamos fazendo; tornamos simultâneas nossas ações cotidianas.
Pense a respeito dessa simultaneidade, do “tudo ao mesmo tempo agora”. Qual grau de mobilidade é permitido a você, educador, no sentido de ampliar aos seus alunos a comunicação e o acesso a informações atualizadas?
Sob o contexto dessas novas práticas culturais, que possibilidades você consegue imaginar a respeito do agora e do futuro de sua prática pedagógica?
Estabelecer cenários é um ótimo exercício de reflexão. A respeito do cenário de mobilidade, veja o que Marçal et al. (2005) defendem quanto ao uso de dispositivos móveis no processo educacional:
• “melhorar os recursos para o aprendizado, que poderá contar com um dispositivo para execução de tarefas, anotação de idéias, consulta de informações via internet, registros digitais e outras funcionalidades;
• prover acesso aos conteúdos em qualquer lugar e a qualquer momento;
• aumentar as possibilidades de acesso a conteúdos, incrementando e incentivando a utilização dos serviços providos pela instituição;
• expandir as estratégias de aprendizado disponíveis, através de novas tecnologias que dão suporte tanto à aprendizagem formal como à informal;
• fornecer meios para o desenvolvimento de métodos inovadores de ensino, utilizando os recursos de computação e de mobilidade” (MARÇAL et al., 2005, p. 3).
Aprendizagem com mobilidade
Vamos entender, primeiramente, sob qual dinâmica se estrutura a aprendizagem com mobilidade. Já sabemos que a tecnologia móvel está na base dessa dinâmica e que cada dispositivo móvel possui funcionalidades próprias. Utilizamos o celular por determinadas funcionalidades, assim como encontramos no computador portátil outras funcionalidades específicas. E ambos têm em comum a mobilidade.
Aprendizagem com mobilidade depende desses dispositivos e de estruturas tecnológicas, incluindo a Internet, como já vimos. Mas o que caracteriza a aprendizagem com mobilidade, além dessa estrutura?
Provê educação! Provê conteúdos que vêm por meio de informações, notícias, interação, colaboração, socialização, aulas on-line, pesquisas, publicações, etc..., distribuídos nas redes, nos ambientes educacionais convergentes, em formatos e mídias diversas e acessados a qualquer hora e de qualquer lugar onde haja um dispositivo conectado.