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Etapa 1
Etapa 3: Mobilidade e ubiqüidade
 

7. Refletindo em seu cenário pedagógico

Você sabe que ao falarmos por meio de um telefone convencional, fixo, principalmente quando estamos em casa, certamente temos mais privacidade. 


Reparou, no entanto, que o celular, por permitir comunicação, esteja você onde estiver, relativiza a privacidade, traz um novo significado social do “qualquer lugar onde você estiver”, e o “alô” é, muitas vezes,  substituído por “onde você está”?


Essa mobilidade, propiciada pela telefonia móvel, flexibiliza a comunicação, amplia e modifica a forma usual de nos comunicarmos e de gerenciarmos nosso dia-a-dia. Não paramos com o que estamos fazendo; tornamos simultâneas nossas ações cotidianas.


Pense a respeito dessa simultaneidade, do “tudo ao mesmo tempo agora”. Qual grau de mobilidade é permitido a você, educador, no sentido de ampliar aos seus alunos a comunicação e o acesso a informações atualizadas?

Sob o contexto dessas novas práticas culturais, que possibilidades você consegue imaginar a respeito do agora e do futuro de sua prática pedagógica?

Estabelecer cenários é um ótimo exercício de reflexão. A respeito do cenário de mobilidade, veja o que Marçal et al. (2005) defendem quanto ao uso de dispositivos móveis no processo educacional:

• “melhorar os recursos para o aprendizado, que poderá contar com um dispositivo para execução de tarefas, anotação de idéias, consulta de informações via internet, registros digitais e outras funcionalidades;

• prover acesso aos conteúdos em qualquer lugar e a qualquer momento;

• aumentar as possibilidades de acesso a conteúdos, incrementando e incentivando a utilização dos serviços providos pela instituição;

• expandir as estratégias de aprendizado disponíveis, através de novas tecnologias que dão suporte tanto à aprendizagem formal como à informal;
• fornecer meios para o desenvolvimento de métodos inovadores de ensino, utilizando os recursos de computação e de mobilidade” (MARÇAL et al., 2005, p. 3).

Aprendizagem com mobilidade

Vamos entender, primeiramente, sob qual dinâmica se estrutura a aprendizagem com mobilidade. Já sabemos que a tecnologia móvel está na base dessa dinâmica e que cada dispositivo móvel possui funcionalidades próprias. Utilizamos o celular por determinadas funcionalidades, assim como encontramos no computador portátil outras funcionalidades específicas. E ambos têm em comum a mobilidade

Aprendizagem com mobilidade depende desses dispositivos e de estruturas tecnológicas, incluindo a Internet, como já vimos. Mas o que caracteriza a aprendizagem com mobilidade, além dessa estrutura?

Provê educação! Provê conteúdos que vêm por meio de informações, notícias, interação, colaboração, socialização, aulas on-line, pesquisas, publicações, etc..., distribuídos nas redes, nos ambientes educacionais convergentes, em formatos e mídias diversas e acessados a qualquer hora e de qualquer lugar onde haja um dispositivo conectado. 




   

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