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Etapa 1
Etapa 3: Mobilidade e ubiqüidade
 

13. Mobilidade na prática: o que já acontece na educação?

 


Um exemplo de uso de dispositivos móveis na educação é o projeto OLPC (One Laptop Per Children), que prevê o uso de um computador portátil por criança para provocar mudanças no processo de ensino e aprendizagem.


Para Nicholas Negroponte, com as crianças usando computadores ao mesmo tempo, será inconcebível que a educação seja igual à educação do passado. Existirão novas formas de aprendizagem, e cabe a nós, professores, reinventar o futuro.


Com o desafio de propiciar a inclusão social por meio da inclusão digital, o Brasil, no esteio do projeto OLPC, está caminhando no desenvolvimento de pesquisas com vistas ao uso de dispositivos móveis na educação, por meio do Projeto UCA – Um Computador por Aluno nas escolas públicas.


O uso de tecnologias móveis nas mãos de alunos, professores e gestores, para uso na sala de aula, em diferentes espaços da escola e fora de seus muros, abre um novo cenário e instiga a comunidade acadêmica a analisar as possibilidades e as implicações pedagógicas desse uso e, consequentemente, as novas demandas de formação de educadores e da comunidade escolar.


Na perspectiva da mobilidade, os estudantes podem fazer uso dos computadores conectados à Internet, não apenas em laboratórios de informática com acesso uma ou duas vezes por semana, mas também nas salas de aula, em museus, parques, em estudos de meio e em casa.  O computador estará à mão para uso no momento que se mostrar adequado, e não apenas em um dia e horário previamente agendado para uso do computador no laboratório de informática.


Que contribuições a mobilidade dos computadores portáteis poderá trazer à aprendizagem dos alunos?










   

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Ministério da Educação