Saltar navegação

Aprendizagem Baseada em Projetos

A aprendizagem baseada em projetos  (ABPROJ) é um modelo de ensino que consiste em permitir que os alunos confrontem  as questões e os problemas do mundo real  que consideram significativos, determinando como abordá-los e, então, agindo cooperativamente em busca de soluções

A ABPROJ pode ser definida pela utilização de projetos autênticos e realistas, baseados em uma questão, tarefa ou problema  altamente motivador e envolvente, para ensinar conteúdos acadêmicos aos alunos no  contexto do trabalho cooperativo para a resolução de problemas.

A investigação dos alunos é profundamente integrada à aprendizagem baseada em projetos, e  como eles têm, em geral, algum poder de escolha em relação ao projeto do seu grupo e  aos métodos a serem usados para desenvolvê-lo, eles tendem a ter uma motivação muito  maior para trabalhar de forma diligente na  solução dos problemas.

Visto que a ABPROJ aumenta a motivação  para aprender, trabalhar em equipe e desenvolver habilidades colaborativas, hoje ela é  recomendada como uma técnica de ensino  do século XXI

Bender, William N. (2013-12-31T22:58:59). Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação Diferenciada para o Século XXI. Edição do Kindle.

Aprendizagem Baseada em Projetos

A aprendizagem baseada em projetos é definida pela utilização de projetos autênticos e realistas, baseados em uma questão, tarefa ou problema altamente motivador e envolvente, para ensinar conteúdos acadêmicos aos alunos no contexto do trabalho cooperativo para a resolução de problemas.

Diferente da ABPROB, o objetivo é que o grupo seja capaz de criar um possível projeto para construir, investigar ou explicar um problema.

  • Um projeto construtivo visa a inovação para a solução de um problema, seja na forma, na função ou no processo, buscando formas de resolução para o problema
  • Um projeto investigativo utiliza de métodos científicos para a melhor compreensão do problema
  • Um projeto explicativo tem como objetivo responder a questões sobre um problema, buscando explicar, ilustrar, revelar princípios, mecanismos e sistema do objeto em análise

Aprendizagem Baseada em Projets

Fonte:

Metodologias ativas na educação: problemas, projetos e cooperação na realidade educativa. Antunes, J. Nascimento,V . Queiroz, Z. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática Porto Alegre, v.22, n.1, jan./abr. 2019.

Atividades a serem desenolvidas

O professor inicia a atividade apresentando o tema a partir de situações reais, podendo utilizar filmes e outras mídias.

Em seguida, ele se utiliza de ferramentas para organização de ideias, como mapas mentais, Design Thinking e brainstorm, sistematizando os possíveis projetos que podem ser vídeos, blogs, páginas de wiki, algum tipo de equipamento físico, sistema informatizado, um livro, uma exposição fotográfica, portfólio, entre outros.

Os estudantes, em grupos, escolhem os projetos de que desejam participar; divididos os possíveis projetos, são pactuadas metas e o cronograma das atividades; são divididas funções e papéis para cada um dos membros; são distribuídos então entre os membros o material de apoio inicial, geralmente provido pelo professor, com preparação prévia.

Passado este momento inicial, os estudantes iniciam a coleta dos dados necessários, o que pode envolver entrevistas, visitas de campo, coleta de materiais, possíveis orçamentos, busca de textos e dados na internet, sempre tomando o cuidado de apresentar as fontes para o professor, para que juntos avaliem a credibilidade do material.

Os estudantes então, com material em mão e ideias postas, criam um roteiro para ilustrar o curso do projeto, demonstrando o quão próximos estão de atingir as metas propostas; eles começam a preparar suas apresentações e/ou protótipos; são apresentados resultados preliminares e, em conjunto com o professor, todos participam do processo de avaliação.

Com os resultados postos, novas abordagens de pesquisas são efetuadas visando melhorar o produto final, corrigir problemas e ampliar dimensões enunciadas na avaliação conjunta; em seguida, o produto final é preparado para apresentação.

Por fim, o produto é apresentado para toda a classe e todos podem participar da avaliação, é um momento de interação entre os projetos realizados, em que o estudante vê seu projeto finalizado e arguido por colegas e professor. Então, o projeto é publicado no meio proposto.


Fonte:

Metodologias ativas na educação: problemas, projetos e cooperação na realidade educativa. Antunes, J. Nascimento,V . Queiroz, Z. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática Porto Alegre, v.22, n.1, jan./abr. 2019

Made with eXeLearning (Nova janela)