Problematização - Arco de Maguerez
Neste esquema pedagógico, proposto por Charles Maguerez, o processo de ensino começa com a exposição dos alunos a um problema, parte da realidade física ou social.
- Essa primeira etapa chama-se "OBSERVAÇÃO DA REALIDADE", e consiste em uma visão global, ou SÍNCRESE, do assunto a ser ensinado.
- Uma segunda etapa é chamada CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE, e consiste em identificar as variáveis ou pontos-chave do problema, aqueles que, se modificados, poderiam resultar na solução do problema porque são os mais centrais ou medulares. Esta etapa não é senão a construção de um modelo simplificado da estrutura do problema: elementos e relações.
- Segue-se uma etapa de TEORIZAÇÃO, que Maguerez chama DISCUSSÃO SOBRE A MAQUETE. Nela os alunos são orientados a buscar uma explanação teórica do problema, apelando para leituras, pesquisas e estudos realizados, enfim, a contribuição que as ciências podem dar ao esclarecimento do assunto (ANÁLISE).
- Uma etapa posterior é aquela em que os alunos propõem hipóteses de solução, as quais são confrontadas com os parâmetros da maquete do problema
Exemplo: Aula sobre conservação dos solos usando a estratégia do Arco de Maguerez
1- A aula pode ser iniciada, seja levando os alunos ao campo a observar diretamente um caso de erosão, seja trazendo esse fato à aula mediante fotografias ou slides que mostram os efeitos da corrosão
2- Em seguida, o professor apresenta uma maquete em miniatura de diversos tipos de terrenos mostrando os efeitos da água nos mesmos. Todo o tempo os alunos são convidados a apresentar observações e idéias, visando a identificar os pontos-chave do fenômeno da erosão.
3- O professor leva agora os estudantes a tentar explicar os fenômenos observados. Envia equipes à biblioteca para pesquisar resultados de estudos e teorias sobre o controle da erosão. As equipes recebem o pedido de voltar com propostas de solução
4. A viabilidade das propostas é analisada.
5. A solução adotada é construir curvas de nível de um novo tipo para a região.
As soluções viáveis são assim selecionadas.
Finalmente, os alunos aplicam os novos conhecimentos à realidade, visando a solucionar o problema. Fazem-se exercícios de fixação e generalização a outras situações. É a etapa final de SÍNTESE.
Referência
Material extraído da obra :
- Juan Diaz Bordenave, Adair Martins Pereira. Estratégias de ensino-aprendizagem. 33a edição. Editora Vozes, 2015