Saltar navegação

Técnica de Reflexão

Técnica da reflexão

1. Em que consiste

A "reflexão", também chamada às vezes "círculo de estudos", é uma técnica que se baseia na reunião de um grupo de pessoas ligadas à mesma área de atuação, com o objetivo de aprofundamento em um determinado tema, utilizando-se de uma metodologia aplicada a pequenos grupos. Difere do método de projetos pelo fato de a reflexão, mais que uma coleta de fatos, levar a uma tomada de posição e a um comportamento de consenso. A técnica de reflexão visa à valorização do grupo e à valorização de cada componente pela fundamentação teórica e prática de cada participante e pela troca de experiências pelo grupo.

 2. Para que é útil

Aplica-se esta técnica quando se pretende traçar uma política e preparar um ·documento bem pensado e fundamentado, sobre um tema de considerável significação para o grupo e por conseguinte exige estudo sério, intercâmbio de ideias e deliberação.

Reflexão

3. Como aplicar a reflexão

a) Quanto aos participantes. Para o bom andamento dos trabalhos, os participantes têm que estar preparados para a reflexão, isto é, devem estar conscientes do papel de cada um, da contribuição que devem dar, da capacidade de escuta para receberem contribuições, e da necessidade de se aprofundarem no tema.

b) Quanto ao ambiente. A técnica da reflexão exige o máximo de participação, integração total dos participantes e desejo de construir. Para isso, é necessário um ambiente apropriado e acolhedor que inspire a reflexão e a criatividade. Uma sala apropriada para o trabalho, tecnologia de acesso  a fontes de informação sobre o tema em discussão, são condições essenciais para o êxito necessário.

c) Quanto ao programa de atividades.

1) Preparo.

A reunião deve ser preparada com bastante antecedência, visando a:

    • Dar conhecimento do tema aos participantes.
    • Permitir consultas, revisões bibliográficas, antecipadamente.
    • Ambientar os participantes com a metodologia que deverá ser utilizada.
    • Solicitar aos participantes que tragam materiais úteis para a reunião.

2) Conteúdo do programa

    • Tema básico.
    •  Nome dos participantes e funções que exercem.
    •  Data, período e local da reunião
    •  Assuntos, em sequência, que serão abordados na reunião sobre o tema proposto.
    •  Metodologia de trabalho.
    •  Bibliografia a ser consultada antes e durante a reunião.
    •  Material útil para a reunião.
    •  Assessores disponíveis para a consulta.

3) Definição de papéis

• Coordenador

Não condicionar o grupo; evitar discussões sem proveito; manter o grupo fixado no objetivo.

Valorizar a participação de cada componente do grupo; orientar o relator nas anotações básicas; minimizar as tensões.

• Relator

Anotar os pontos básicos da reflexão; agir como fonte de alerta e consultas nas discussões; rever com o grupo as anotações para redação final; elaborar o documento final.

• Participantes

Aceitar papéis atribuídos pelo grupo, como por exemplo, controle dos livros de consulta, redação e produção do documento, marcação de entrevistas com assessores, distribuição de documentos etc.

Made with eXeLearning (Nova janela)