Saltar navegação

Seminário

SEMINÁRIO

O nome desta técnica vem da palavra "semente", o que parece indicar que o seminário deve ser uma ocasião de semear idéias ou de favorecer a sua germinação.

Talvez seja por essa razão que nas Universidades o seminário constitui, em geral, não uma ocasião de mera informação, mas uma fonte de pesquisas e de procura de novas soluções para os problemas.

Basicamente, o seminário é um grupo de pessoas que se reúnem com o propósito de estudar um tema sob a direção de um professor ou autoridade na matéria. A sua finalidade é:

  • identificar problemas
  • examinar seus diversos aspectos
  • apresentar informações pertinentes
  • propor pesquisas necessárias para resolver os problemas
  • acompanhar o progresso das pesquisas
  • apresentar os resultados aos demais membros do grupo
  • receber comentários críticas e sugestões dos companheiros e do professor

Como se organiza

Ajudado por um arranjo físico que permite o diálogo coletivo, o professor apresenta o tema e justifica sua importância, demonstrando ainda a existência de problemas que constituem um desafio; ajuda os participantes a selecionar subtemas específicos para os trabalhos de pesquisa, que pode ser só bibliográfica, mas também pode incluir pesquisas de campo ou. de laboratório. O professor confecciona um calendário para as apresentações dos trabalhos dos alunos; orienta os alunos na procura de fontes de consulta tais como: livros, relatórios de pesquisa, pessoas e instituições. Ajuda-lhes também a ordenar as ideias encontradas para apresentá-las ao grupo; dirige a sessão de crítica ao final de cada apresentação e faz comentários sobre a exposição.

Seminário

Por sua parte, os alunos escolhem seus temas e fazem as pesquisas. Participam ativamente nas sessões de apresentação, formulando perguntas, expressando opiniões e fornecendo informações.

É desejável que os trabalhos dos alunos sejam apresentados por escrito, com suficientes cópias para distribuí-las a todos os participantes do seminário. Se os alunos forem muito numerosos, o professor pode reservar-se o direito de escolher para apresentação somente os trabalhos que considerar de melhor qualidade.

Também em casos de turmas muito numerosas, cada subtema pode ser entregue a um grupo ou equipe de alunos e não a indivíduos. Desse modo a apresentação é preparada pelo grupo, que nomeia um ou mais relatores que o representam ante o seminário. Especialmente a nível de pós-graduação, toda uma disciplina ou curso pode ser desenvolvido mediante a técnica de seminário.

Entretanto, o seminário poderia constituir uma técnica parcial, destinada a cobrir apenas uma parte do curso ou disciplina. As partes restantes seriam desenvolvidas por meio de outras técnicas.

Made with eXeLearning (Nova janela)