Seminário
SEMINÁRIO
O nome desta técnica vem da palavra "semente", o que parece indicar que o seminário deve ser uma ocasião de semear idéias ou de favorecer a sua germinação.
Talvez seja por essa razão que nas Universidades o seminário constitui, em geral, não uma ocasião de mera informação, mas uma fonte de pesquisas e de procura de novas soluções para os problemas.
Basicamente, o seminário é um grupo de pessoas que se reúnem com o propósito de estudar um tema sob a direção de um professor ou autoridade na matéria. A sua finalidade é:
- identificar problemas
- examinar seus diversos aspectos
- apresentar informações pertinentes
- propor pesquisas necessárias para resolver os problemas
- acompanhar o progresso das pesquisas
- apresentar os resultados aos demais membros do grupo
- receber comentários críticas e sugestões dos companheiros e do professor
Como se organiza
Ajudado por um arranjo físico que permite o diálogo coletivo, o professor apresenta o tema e justifica sua importância, demonstrando ainda a existência de problemas que constituem um desafio; ajuda os participantes a selecionar subtemas específicos para os trabalhos de pesquisa, que pode ser só bibliográfica, mas também pode incluir pesquisas de campo ou. de laboratório. O professor confecciona um calendário para as apresentações dos trabalhos dos alunos; orienta os alunos na procura de fontes de consulta tais como: livros, relatórios de pesquisa, pessoas e instituições. Ajuda-lhes também a ordenar as ideias encontradas para apresentá-las ao grupo; dirige a sessão de crítica ao final de cada apresentação e faz comentários sobre a exposição.
Por sua parte, os alunos escolhem seus temas e fazem as pesquisas. Participam ativamente nas sessões de apresentação, formulando perguntas, expressando opiniões e fornecendo informações.
É desejável que os trabalhos dos alunos sejam apresentados por escrito, com suficientes cópias para distribuí-las a todos os participantes do seminário. Se os alunos forem muito numerosos, o professor pode reservar-se o direito de escolher para apresentação somente os trabalhos que considerar de melhor qualidade.
Também em casos de turmas muito numerosas, cada subtema pode ser entregue a um grupo ou equipe de alunos e não a indivíduos. Desse modo a apresentação é preparada pelo grupo, que nomeia um ou mais relatores que o representam ante o seminário. Especialmente a nível de pós-graduação, toda uma disciplina ou curso pode ser desenvolvido mediante a técnica de seminário.
Entretanto, o seminário poderia constituir uma técnica parcial, destinada a cobrir apenas uma parte do curso ou disciplina. As partes restantes seriam desenvolvidas por meio de outras técnicas.