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Tempestade de ideias (Brainstorm)

TEMPESTADE CEREBRAL

No processo de desenvolvimento racional, a criatividade, longe de ser o privilégio de centros de estudo especializados, converte-se numa necessidade importante e imperiosa em todos os níveis de atividade.

As imaginações individuais coordenadas fazem o capital criativo de uma sociedade e contribuem para aumentar a produtividade, melhorar a técnica, ativar a investigação. A "tempestade cerebral" constitui um modo de estimular a geração de novas ideias.

Brainstorming


Fundamenta-se no plano de captar as ideias em estado nascente, antes de serem submetidas aos esquemas fechados e rígidos dos processos de pensamento lógico. Ao mesmo tempo em que nos comprometemos a nos considerar como uma equipe durante a sessão, estabelecemos a regra de que cada um é capaz de produzir ideias. Em lugar de proceder à análise crítica dos elementos que possuímos, solicita-se ao grupo que deixe funcionar sua imaginação, evitando o controle, seja a respeito dos critérios de coerência interna da série de ideias produzidas, seja a respeito de critérios exteriores à atividade presente. Sem pretender opor-se ou sobrepor-se às técnicas clássicas de reflexão, a tempestade cerebral trata de preservar a parte de imaginação criadora. Apoiada na educação ativa, a tempestade cerebral tem sido usada em muitas Universidades e empresas de publicidade, que organizam ciclos regulares de exercício para a criatividade.

Como gerar as ideias
1. Os participantes devem expressar, em frases ou palavras curtas, todas as ideias sugeridas pela questão proposta, com toda liberdade e conforme surjam em seu espírito.
2. Devem eliminar toda atitude crítica que levaria a emitir um juízo e selecionar as ideias próprias ou as dos outros.
3. Como exercício de imaginação podem-se emitir ideias originais ainda que inspiradas nas ideias emitidas por outros. Cada ideia pode ser desenvolvida, transformada, ou achar outra que se oponha a ela.

Como selecionar as ideias
Após organizar-se uma relação das ideias espontâneas dos participantes, faz-se a seleção delas conforme um critério que pode ser um dos seguintes ou resultar da combinação deles:

  1. ter possibilidade de ser posta em prática logo;
  2. ser compatível com outras ideias relacionadas ou enquadradas numa lista de ideias;
  3. ser apreciada operacionalmente quanto à sua eficácia a curto, médio e longo prazo.

Software que permita organizar enquetes para votas as ideias que emergem pode ajudar a agilizar o processo de tomada de decisão e convergência da análise dos pontos elencados. Exemplos seriam a função de pesquisa no Moodle, o Google Forms, Mentimeter etc...

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