Peer Instruction
Peer Instruction for active learning - Eric Mazur
Vídeo 13:56
Resumo do vídeo
O Peer Instruction é uma metologia de ensino que foi desenvolvida pelo professor de física aplicada na universidade de Harvard, Eric Mazur.
Agora ela é uma das metodologias ativas mais implementadas, usada em centenas de escolas e universidades ao redor do mundo.
Mazur notou que, assim como ele, a maioria dos professores reproduzia um padrão de ensino baseado em palestras ― ou seja, o professor tem o papel de um instrutor; ele fala e os alunos escutam para tentar absorver o máximo de informação e reproduzir esses conhecimentos nos exames.
Embora procurasse se utilizar das formas mais diferentes cativar a atenção de seus alunos em suas preleções, Mazur notou que suas aulas expositivas já não surtiam efeito. Mazur chegou a esse método durante uma aula de revisão quando percebeu, pelo olhar dos alunos, que eles não estavam entendendo absolutamente nada do conteúdo que estava sendo ministrado, e ele também não sabia uma maneira melhor de explicar. Até que um dia, diante de um grupo de alunos completamente confusos e incapazes de explicar qualquer ideia ou conceito sobre um assunto específico, teve um insight: “discutam entre vocês!”.
Então Mazur pediu para que eles se juntassem com os colegas mais próximos, e então todos começaram a discutir sobre o assunto e procurar soluções.
Esta é a essência da Peer Instruction: alterar a dinâmica da sala de aula para que os alunos auxiliem uns aos outros no entendimento dos conceitos e, em seguida, sejam conduzidos pelo professor no aperfeiçoamento desse aprendizado por meio de questões dirigidas.