Técnicas de trabalho em grupo
Tanto para sobreviver como grupo, como para aumentar sua produtividade na realização de seus objetivos, o grupo espontaneamente inventa técnicas de trabalho, ou aprende e adapta técnicas já existentes. Assim nasceram as diversas técnicas conhecidas como painel, simpósio, seminário, tempestade cerebral, Phillips 66, e muitas outras.
As técnicas não tem outra finalidade senão a de ajudar o funcionamento mais eficiente dos processos de manutenção e produtividade, facilitando a comunicação a participação e a tomada de decisões. As técnicas são simples artiflcios para o grupo realizar seus fins. Elas não são absolutas nem intocáveis, são meras ferramentas que o professor pode modificar, adaptar ou combinar como bem entender.
Por maior que seja o entusiasmo do professor em incentivar a participação ativa dos alunos, seu sucesso vai depender em última instância de saber organizar atividades que facilitem esta participação e para auxiliar nesta tarefa existem técnicas de trabalho em grupo. Embora o professor seja livre para criar as técnicas de trabalho em grupo que mais convenham às suas condições, existem técnicas de eficácia comprovada que convém ao professor conhecer e experimentar.
O importante é que o professor defina claramente qual é o seu objetivo, pois cada técnica é útil para um determinado objetivo. A lista seguinte mostra como os objetivos podem ser variados:
Objetivo educativo |
Técnicas adequadas |
Tecnologia de apoio |
Dar aos alunos numa classe numerosa ocasião de participar, quer formulando perguntas, quer formulando respostas e perguntas, ou expressando opiniões e posições. |
Phillips 66 Díade Grupos de cochicho Times de observação |
Ambiente de apoio a co-autoria com estrutura de registro de questões, respostas, opiniões Ambiente de apoio para a construção de conhecimento tal como o Knowledge Forum |
Aprofundar a discussão de um tema ou problema, chegando a conclusões (consenso). |
Grupos pequenos Grupos de integração vertical/horizontal. |
Mapa conceitual para esquematizar os conceitos envolvidos com ligação para documentos ou páginas com detalhamento. Ex CMap Tools |
Desenvolver capacidade de observação e crítica do desempenho grupal |
Grupos de verbalização e observação. |
Recurso de anotação online Aplicativos para anotação em celular |
Produzir grande quantidade de ideias em prazo curto, com alto grau de originalidade e desinibição. |
Tempestade cerebral. |
Multimeter para receber, registrar e organizar as contribuições em um nuvem de palavras, por exemplo e para colocar em votação as principais idéias, antes de dar prosseguimento à discussão. |
Conseguir que todos os participantes expressem suas opiniões. |
Pergunta circular. |
Ambiente de co-autoria Wiki pois só permite um usuário editando uma dada página por vez. Software de Whiteboard para registrar as idéias |
Estudar e analisar um tema por um pequeno grupo de especialistas ou pessoas interessadas, para ilustração dos demais. |
Painel. |
Quadro branco Mapa conceitual |
Apresentar diversos aspectos de um mesmo tema ou problema, para fornecer informação e esclarecer conceitos. |
Simpósio. |
Software de apresentação de slides: Powerpoint, aplicativos para criação de apresentações como Keynote (Iphone). |
Meditar coletivamente sobre um tema importante, com ajuda de obras e pessoas para consulta, a fim de chegar a uma tomada de posição. |
Reflexão ou círculo de estudos.
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Criar um grupo WhatsApp para compartilhar as idéias resultantes da meditação, intercambiar documentos e link para fontes de referência. |
Enfrentar pessoas com ideias opostas ·para que de sua confrontação surjam subsídios para orientar as opiniões do público presente. |
Debate Painel de oposição |
Software de apresentação de slides: Powerpoint, aplicativos para criação de apresentações como Keynote |
Desenvolver a capacidade analítica e preparar-se para saber enfrentar situações complexas, mediante o estudo coletivo de situações reais ou fictícias. |
Estudo de casos.
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Software de coautoria com apoio de gerenciamento de equipe |
Desenvolver a empatia ou capacidade de desempenhar os papéis de outros e de analisar situações de conflito. |
Dramatização (Sociodrama, Psicodrama). |
Produção de vídeos voltados à temática em debate |
Investigar diversos aspectos de um problema e colocar os resultados em comum. |
Seminário. |
Software de apresentação de slides: Powerpoint, aplicativos para criação de apresentações como Keynote |
Desenvolver a capacidade de estudar um problema em equipe, de forma sistemática. |
Estudo orientado em equipes |
Software de coautoria com apoio de gerenciamento de equipe |
Debilitar o dogmatismo e aumentar a flexibilidade mental mediante o reconhecimento da diversidade de interpretações sobre um mesmo assunto. |
Diálogos sucessivos. |
Mapa conceitual para sintetizar alternativas |
Aprender a trabalhar em equipe na solução de problemas. |
Método de Projetos |
Software de coautoria com apoio de gerenciamento de equipe |
Aprender fazendo e resolvendo problemas com a intervenção de recursos humanos competentes e o benefício· da discussão grupal |
Oficina ou Laboratório ("Workshop"). |
Software de apresentação de slides: Powerpoint, aplicativos para criação de apresentações como Keynote |
As técnicas de grupo podem ser combinadas entre si para cumprir vários objetivos. Assim, por exemplo, um painel pode ser seguido por uma discussão em grupos pequenos ou por um Phillips 66.
As técnicas de grupo podem também ser combinadas com as técnicas não grupais, tais como a exposição oral ou a instrução programada. Nada impede o professor de organizar uma estratégia docente que combine atividades individuais dos alunos com atividades grupais.
Uma descrição sobre um subconjunto das técnicas indicadas na tabela acima foram sintetizadas do livro que tem maiores informações sobre as mesmas.
- Juan Diaz Bordenave, Adair Martins Pereira. Estratégias de ensino-aprendizagem. 23 edição. Editora Vozes, 2002