Saltar navegação

Discussão em grupos pequenos

DISCUSSÃO EM GRUPOS PEQUENOS

É uma técnica de divisão de uma turma grande de alunos em varios grupos pequenos, visando a aumentar a participação individual. É grande a variedade de formas de trabalho em grupos pequenos, pois pode-se variar o tamanho, as funções dos membros, as etapas do trabalho etc.

Algumas variedades:

  1. Grupos simples, com tarefa única - Os alunos se dividem em grupos de 5 a 8 membros cada, e o professor escreve no quadro-negro uma pergunta ou proposição que todos os grupos devem discutir durante um período de tempo X. Cada grupo nomeia um coordenador e um relator, se assim o desejar. Terminado o tempo de discussão, os grupos se reúnem em grupão, e os relatores de cada grupinho apresentam suas conclusões. Estas podem ou não ser resumidas no quadro-negro. O exercício pode terminar com uma discussão em plenário.
  2. Grupos simples, com tarefas diversas - Cada grupinho recebe uma questão ou tema diferente para discutir. O resto, igual ao item a.
  3. Grupos simples, com funções diversificadas - Neste caso o tema designado a cada grupo pode ser o mesmo, mas a forma de encarar seu estudo pode variar. Cada grupo vai trabalhar com uma função específica. O professor prepara um tema bastante complexo, ou escolhe um capítulo de um texto que trate do tema escolhido, e distribui aos alunos. Em seguida divide os alunos em grupos explicando claramente que cada grupo terá uma forma diferente de trabalhar o tema ou texto.
    1. Grupo A: Reconhecimento do texto - Os alunos destacam os pontos-chave, ou idéias principais, os argumentos de base; verificam a estrutura ou organização do texto e apresentam conclusões da análise.
    2. Grupo B: Relacionamento - O grupo estuda também o trabalho mas se preocupa especialmente em estabelecer relações entre o que é apresentado pelo autor e as experiências prévias de cada componente do grupo. Há um retorno ao já aprendido, já assimilado, na revalorização de experiências e vivências anteriores e na valorização das experiências novas interpretadas.
    3. Grupo C: Enriquecimento - O trabalho em pauta constitui para o grupo um ponto de partida para novas buscas, enraizadas sempre no texto; impõe uma responsabilidade inovadora. O texto vai tornar-se ponte que conduz a novos caminhos; será uma encruzilhada a desafiar as opções de cada componente do grupo.
    4. Grupo D: Julgamento e Síntese - As tarefas do grupo de julgamento e síntese exigem maior amadurecimento e ponderação dos alunos, pelo que o professor os assiste bem de perto. Os outros grupos se preparam e se armam previamente, esse último vem apenas semipreparado, conhece bem o tema inicial, relaciona-o, enriquece-o para o confronto final com as interpretações, relacionamento e enriquecimento dos grupos que o antecedem. Será conveniente que o professor dê um intervalo depois da organização do 3º grupo, para que o 4º se organize com mais segurança.

grupos

Made with eXeLearning (Nova janela)