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Problem Based Learning - descrição

Trabalhando com a PBL

- O professor ao utilizar a abordagem metodológica PBL tem como âncora três questões de pano de fundo que serão desenvolvidas:
  • o desenvolvimento do espírito crítico através da formulação de questões de pesquisa;
  • escolha do assunto que é debatido em classe, em um cenário contextualizado do mundo real
  • as horas em que o estudante passa conectado com mídias digitais levando toda esta riqueza para a aula;
- O trabalho não exige que um problema seja sempre resolvido na etapa final do projeto, mas sim, enfatiza que o grupo deve buscar por uma solução de modo autônomo e cooperativo;
- O processo para a resolução de um problema é sistemático, utiliza fases e possui objetivos que podem ser definidos de comum acordo.

Determinando um problema

  • O problema integrador é proposto pelo professor e deve envolver preferencialmente elementos da realidade dos estudantes;
  • Os estudantes apresentam possíveis soluções com base em seus conhecimentos prévios, e posteriormente são estimulados a pensar mais sobre o problema tentando entendê-lo de diferentes pontos de vista e de forma mais ampla do que foi apresentado inicialmente;
  • O professor media discussão por meio de questões norteadoras, para suscitar a curiosidade dos estudantes acerca do tema, e os estudantes escolhem objetivos a serem atingidos a partir das reflexões sobre o tema;
  • Os estudantes utilizam diversos meios para pesquisar, desde a Internet, visitas de campo, recursos audioviduais dentre outros, compartilhando suas descobertas com o grupo e com o professor.

Diagrama

Benefícios da PBL

  • Solucionar um problema implica em participação ativa dos alunos e no diálogo entre estudantes e professor;
  • A aprendizagem é uma resposta diante do desafio de solucionar um problema;
  • A aprendizagem passa a ser uma pesquisa em que o estudante passa de uma visão global do problema a uma visão analítica, para chegar em uma síntese provisória, que é quando o estudante consegue compreender o problema. A partir da apropriação da estrutura do problema surgem as hipóteses de solução, onde o estudante seleciona aquelas que são mais apropriadas, e também que podem contribuir para transformar a sua realidade.

Organizando os estudantes em grupos

Um grupo pode ser organizado de acordo com o número de estudantes da classe. Em turmas mais numerosas o grupo pode ser composto por 8 a 10 alunos, onde cada um desempenha determinada função.

Em cada grupo deve haver um coordenador e um secretário, para que a discussão aconteça de forma organizada e todos os registros possam ser efetuados. As funções são determinadas por meio de rodízio, assim, todos os estudantes poderão atuar como coordenador e secretário de sessão.

O coordenador é responsável por organizar e mediar as discussões sobre o problema, já o secretário faz o registro de todas as discussões e garante que nada seja perdido pelo grupo no decorrer da mesma. Enquanto isso os demais estudantes do grupo devem se esformar para que uma bos discussão sobre o problema seja desenvolvida.

PBL em grupo

Etapas para a resolução de um problema

 Para que os estudantes não se percam durante a resolução de um problema é importante que possam seguir algumas etapas:

  1. Ler o problema, identificar e esclarecer termos desconhecidos;
  2. Identificar os problemas propostos pelo enunciado;
  3. Formular hipóteses explicativas para os problemas identificados no passo anterior a partir dos conhecimentos prévios que os estudantes possuem sobre o assunto;
  4. Resumir as hipóteses;
  5. Formular os objetivos de aprendizado (identificar o que o aluno deverá estudar para aprofundar os conhecimentos incompletos formulados nas hipóteses explicativas);
  6. Estudar individualmente os assuntos que foram levantados nos objetivos de aprendizado;

Diagrama sobre ABPROB

Fonte: Antunes, J. Nascimento, V. Queiro, Z. Metodologias ativas na educação: problemas, projetos e cooperação na realidade educativa. Informática na Educação - Teoria e Prática. Porto Alegre, v.22, n.1, jan./abr. 2019.

O papel do professor

  • O professor é responsável por apresentar aos alunos o problema e dá assistência no decorrer da pesquisa;
  • Antes disse é importante apresentar métodos e técnicas de pesquisa para os alunos;
  • À medida que os grupos resolvem uma etapa do problema, passam para a próxima. O trabalho desenvolvido pelos estudantes é cooperativo;
  • A mediação do professor nas discussões não consiste em manipular o grupo, mas ajudá-lo a progredir mediante a divisão do problema em suas partes para que possa ser resolvido em etapas;
  • O professor pode iniciar uma discussão a partir de diferentes situações, tais como: experiências, filmes ou demonstrações;
  • Ao indagar os grupos, o professor deve cuidar para que as indagações não tenham obviamente apenas uma resposta correta ou sejam perguntas sobre fatos;
  • É necessário considerar o nível de abstração dos estudantes, pois os mesmos se sentirão mais a vontade em discutir sobre o que possuem alguma experiência ou ideia que possa contribuir com a discussão.

Estimulando discussões

Para estimular as discussões entre os estudantes o professor poderá fazer uso de algumas técnicas:

  • Estimular discrepâncias: Gerar ou destacar um desacordo, faz com que os estudantes tenham incertezas, isso irá gerar curiosidade nos estudantes, motivando-os para a aprendizagem;
  • Solicitar que os estudantes apresentem fatos e argumentos sobre o problema e também diferentes pontos de vista;
  • Apresentar aos estudantes situações que conduzam à problematização e ao raciocínio e não à absorção passiva das idéias e informações que passadas pelo professor;
  • O professor ao estimular as discussões não deve agir como um "showman", mas sim colocar-se no lugar do estudante e, com ele, problematizar o mundo para que, possam aprender novos conteúdos e desenvolver a sua habilidade de pensar.

O professor ao estimular as discussões entre os estudantes e os grupos deve observar alguns aspectos de extrema relevância:

  • Criar nos estudantes uma atitude permanente de curiosidade intelectual, para que desejem enriquecer seu repertório de idéias e experiências;
  • Promover o desenvolvimento da empatia, bem como o respeito às opiniões e pontos de vista alheios;
  • Possibilitar que os alunos que possuemum ritmo de assimilação mais lento possam processar a informação;
Lembre-se: Nenhuma técnica irá funcionar se o professor não proporcionar um ambiente em que todas as contribuições dos estudantes sejam consideradas e que eles se sintam livres para expressar as suas opiniões.

Contribuições da PBL

  • Permite que os estudantes mais inibidos possam se integrar ao grupo ao desenvolver as tarefas;
  • Os assuntos levados para debate estimulam posicionamentos contra ou a favor;
  • Os debates proporcionam amadurecimento do aluno e do grupo, autoreflexão e avaliação dos pares e dos grupos de trabalho;
  • Desenvolvimento de responsabilidade, espírito crítico e preparo do aluno para a vida futura, profissional e também para ser mais ativo e participativo para em suas comunidades.

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