Saltar navegação

Dramatização

DRAMATIZAÇÃO

Tecnicamente a dramatização é uma forma particular do estudo de casos, já que a teatralização de um problema ou situação frente aos alunos equivale a apresentar-lhes um caso de relações humanas.

A dramatização é uma técnica de várias finalidades:

  • desenvolver a "empatia", isto é, a capacidade de os alunos se colocarem imaginariamente em um papel que não é. o próprio. Assim , quando um aluno assume o papel de professor numa dramatização, naturalmente fará um esforço de empatia e isto lhe dará uma compreensão maior das aspirações e frustrações de um professor;
  • trazer à sala de aula um pedaço da realidade social de fora, de forma viva e sincera, para ser observada e analisada pelos alunos. Ela fornece uma "experiência comum" que serve de base para uma discussão focalizada;
  • desenvolver nos alunos a desinibição e a liberdade de expressão.

Como se aplica

A dramatização pode ser planejada ou espontânea. No primeiro caso, o professor escolhe o assunto e os papéis e os distribui entre os alunos, instruindo-os sobre como atuar. Também o planejamento pode ser deixado inteiramente por conta dos alunos, o que dá ainda mais autenticidade ao exercício.

A dramatização espontânea pode ser decidida em qualquer momento.

Montagem da dramatização

Se as cadeiras da sala de aula podem ser removidas, convém formar um círculo ao redor da cena para que todos os alunos possam observar as ações e ouvir bem o diálogo. Coloca-se uma mesa no centro, com as cadeiras em volta. O professor anuncia o tema da dramatização e enumera os personagens envolvidos. Informa que o exercício durará tantos minutos. Pede aos alunos que prestem atenção aos aspectos relevantes do assunto em pauta, anunciando que depois da dramatização pedirá comentários. A seguir convida os personagens a ocuparem seus lugares e começar.

Dramatização

Terminada a dramatização, o professor agradece aos personagens e pede a um aluno para anotar no quadro-negro as observações dos demais companheiros. Anotadas as observações, o professor pede que os alunos identifiquem os PONTOSCHAVE do problema. Logo passa à teorização e finalmente leva os alunos a tirarem conclusões e aplicações do que foi aprendido nesse exercício.

Nas ocasiões em que há entusiasmo de alguns para sugerir melhoras na conduta dos atores da dramatização, o professor pode convidar a estes alunos para representar de novo a dramatização, agora com as mudanças de comportamento por eles sugeridas.

Dramatização

Made with eXeLearning (Nova janela)