Referencias
Atividades não interativas (reflexão)
Estudo de caso
Tendo em vista uma de suas atividades docentes e suas peculiaridades, tente delinear uma atividade de Sala de Aula Invertida que utilize Metodologias Ativas e envolva o uso de tecnologia como suporte.
Refletir sobre os critérios que influenciam a escolha de atividades:
•objetivos educacionais a realizar
•estrutura do assunto
•características das atividades didáticas
•etapas do processo de ensino.
Utilizar a metodologia de Project Based Learning
Para mais informações ver resumo do capítulo VI do livro Estratégias de ensino aprendizagem de Bordenave e Pereira o material de apoio disponibilizado bem como os artigos indicados nas referências.
Tecnologias para uso em Metodologias Ativa
- Analise a figura com o mapa conceitual sugerindo ferramentas utilizáveis para apoio às Metodologias Ativas. Esta diagrama é de 2007 e portanto as tecnologias que são consideradas não são as atualmente disponíveis..
- Relacione as tecnologias que conhece ou veio a conhecer neste curso criando um mapa conceitual mais atualizado.
- Traga esta relação para debate em grupo no encontro presencial
- Na atividade presencial será construído coletivamente um novo mapa conceitual, atualizado.
- Este mapa deverá ser exportado ou capturado e anexado à uma postagem do grupo no Fórum Tecnologias para Metodologias Ativas
Diagrama
Fonte:
Problems as Possibilities: Problem-Based Learning for K–16 Education. Chapter 8. How Do You Support Problem-Based Learning?. Linda Torp and Sara. Sage 2nd Edition ASCD. Alexandria, VA 2002