Saltar navegação

Atividades não interativas (reflexão)

Estudo de caso

Tendo em vista uma de suas atividades docentes e suas peculiaridades, tente delinear uma atividade de Sala de Aula Invertida que utilize Metodologias Ativas e envolva o uso de tecnologia como suporte.

Diagrama com fatores que afetam a escolha de atividades de ensio aprendizagem

Refletir sobre os critérios que influenciam a escolha de atividades:

•objetivos educacionais a realizar
•estrutura do assunto
•características das atividades didáticas
•etapas do processo de ensino.

Utilizar a metodologia de Project Based Learning

Para mais informações ver resumo do capítulo VI do livro Estratégias de ensino aprendizagem de Bordenave e Pereira o material de apoio disponibilizado bem como os artigos indicados nas referências.

Tecnologias para uso em Metodologias Ativa

  1. Analise a figura com o mapa conceitual sugerindo ferramentas utilizáveis para apoio às Metodologias Ativas. Esta diagrama é de 2007 e portanto as tecnologias que são consideradas não são as atualmente disponíveis..
  2. Relacione as tecnologias que conhece ou veio a conhecer neste curso criando um mapa conceitual mais atualizado.
  3. Traga esta relação para debate em grupo no encontro presencial
  4. Na atividade presencial será construído coletivamente um novo mapa conceitual, atualizado.
  5. Este mapa deverá ser exportado ou capturado e anexado à uma postagem do grupo  no Fórum Tecnologias para Metodologias Ativas

Diagrama

Tecnologias para PBL

Fonte:

Problems as Possibilities: Problem-Based Learning for K–16 Education. Chapter 8. How Do You Support Problem-Based Learning?. Linda Torp and Sara. Sage 2nd Edition ASCD. Alexandria, VA 2002

Made with eXeLearning (Nova janela)