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Peer Instruction - descrição

Peer Instruction ou Aprendizagem em Pares

Livro Peer instruction

Trata-se de uma abordagem que envolve a colaboração entre estudantes.

Com o Peer Instruction busca-se tirar o foco do momento da aprendizagem da “transferência de informação”, fazendo com que o aluno busque informações primárias direto da fonte (leitura) e depois no encontro presencial em aula discuta com seus colegas.

Na proposta de Eric Mazur, com o Peer Instruction busca-se tirar o foco do momento da aprendizagem da “transferência de informação”, fazendo com que o aluno busque informações primárias direto da fonte (leitura) e depois no encontro presencial em aula discuta com seus colegas.

A fim de resolver esses equívocos sobre a aprendizagem, ele desenvolveu o método, Peer Instruction, que envolve os alunos em sua aprendizagem durante a aula e foca sua atenção nos conceitos subjacentes.

As preleções  são intercaladas com questões conceituais, chamados ConcepTests , destinadas a expor as dificuldades comuns na compreensão do material (a boa questão deve promover a dúvida no estudante, a fim de propiciar a posterior discussão entre os estudantes). Os alunos recebem um ou dois minutos para pensar sobre a questão e formular suas próprias respostas, pois eles, em seguida, irão passar de dois a três minutos a discutir suas respostas em grupos de 3 ou 4 alunos, tentando chegar a um consenso sobre a resposta correta.

Este processo obriga os alunos a pensar por meio dos argumentos a serem desenvolvidos, e permite a eles (assim como ao instrutor) avaliar a sua compreensão dos conceitos antes mesmo de deixar a sala de aula. “

Objetivos Básicos

Os objetivos básicos da Peer Instruction são: explorar a interação entre os estudantes durante as aulas expositivas e focar a atenção dos estudantes nos conceitos que servem de fundamento.

Em vez de dar a aula com o nível de detalhamento apresentado no livro ou nas notas de aula, as aulas consistem em uma série de apresentações curtas sobre pontos-chave, cada uma seguida de um teste conceitual–pequenas questões conceituais abrangendo o assunto que está sendo discutido.

A princípio é dado um tempo para os estudantes formularem suas respostas e, em seguida, eles devem discuti-las entre si. Esse processo (a) força os estudantes a pensar com base nos argumentos que estão sendo desenvolvidos e (b) dá-lhes (o professor incluído) um modo de avaliar a sua compreensão do conceito abrangendo o assunto que está sendo discutido.

Peer instruction

Criando uma aula baseada em Peer to Peer

O aluno precisa ter estudado algum conteúdo proposto antes de vir para a  aula. Para a Peer Instruction ser bem-sucedida, é necessário que o livro e as aulas expositivas desempenhem papéis diferentes dos que costumam exercer em uma disciplina convencional. Primeiro, as tarefas de leitura do livro, realizadas antes das aulas, introduzem o material. A seguir, as aulas expositivas elaboram o que foi lido, esclarecem as dificuldades potenciais, aprofundam a compreensão, criam confiança e fornecem exemplos adicionais. O livro serve de referência e guia de estudo.

A partir do nível de acertos e erros dos alunos, a aula tomaria então diferentes rumos:

  • abaixo de 30% de acertos: o professor repete a exposição, mais devagar e com mais detalhes
  • entre 30% e 70% de acertos: formam-se grupos de alunos que discutem os temas expostos
  • acima de 70% de acertos: o professor dá uma breve explicação sobre o tema e passa para outro tópico

Portanto, a aplicação da Peer Instruction, conforme esboçado pelo professor Eric Mazur, funciona da seguinte forma:

  • O professor disponibiliza um conteúdo para que os alunos leiam antes da aula (como tarefa de casa, por exemplo);
  • Na aula o professor faz uma rápida exposição do tema (já estudado  em casa), com duração de 7 a 10 minutos e aplica as questões (Concept Test).Quando respondem a questões dirigidas sobre esse conteúdo previamente oferecido, podem utilizar cartões de respostas, clickers, aplicativos de múltipla escolha, formulários Google, espaço interativo no portal acadêmico ou simplesmente levantar a mão;
  • Em função das respostas dos alunos às perguntas iniciais, a aula transcorre e o professor explica os conceitos e problemas do conteúdo proposto;
  • Na sequência, novas questões são propostas pelo professor, mediante o uso de um teste conceitual (concept tests), a fim de que os alunos reflitam e respondam sobre um assunto relacionado ao mesmo conteúdo. Ao analisarem essas perguntas, os alunos podem refletir sobre o que leram e reelaborar sua interpretação;
  • Os alunos respondem individualmente a todas as perguntas. Então, o professor avalia a quantidade de erros e acertos do teste e mostra o resultado para a turma, sem, no entanto, revelar as respostas corretas de cada questão;
  • Caso a taxa de acertos seja alta (mais de 70%), faz-se uma breve conclusão sobre o conteúdo estudado e passa ao próximo tópico;
  • Se o nível de acertos for baixo (30%) o professor explica novamente o conteúdo, mais devagar, com mais detalhes, e os alunos fazem nova avaliação com outro teste conceitual.
  • Se o nível de acertos for médio  (30%-70%) os alunos são incentivados a discutir com seus colegas (daí o termo Peer Instruction). Nesse momento, comentam o significado e importância das questões e cada um argumenta sobre o motivo de terem escolhido suas respostas. Com isso, todos os alunos são engajados na construção do conhecimento. Após a discussão, novamente um teste conceitual é respondido. Agora, espera-se que a quantidade de acertos aumente;

Diagrama peer instruction

Benefícios da aprendizagem com pares

Discussões criam condições para:

  • Oportunizar que os estudantes formulem princípios com seus entendimentos e proponham aplicações para os mesmos;
  • Possibilitar que os estudantes tornem-se conscientes dos problemas e que possam definí-los;
  • Proporcionar que os estudantes aceitem informações e teorias contárias as suas ideias prévias.

Benefícios decorrentes do uso desta metodologia:

  • Desperta o engajamento do aluno - À medida que as questões vão sendo respondidas e o nível de acerto aumenta, os alunos tendem a ficar mais curiosos a respeito do assunto proposto. Como a evolução do processo de ensino-aprendizagem depende de sua interação e participação nas atividades, o nível de engajamento aumenta quando eles percebem uma evolução gradativa do seu conhecimento.

  • Estimula que o aluno assuma uma postura proativa - possibilita que o aluno firme-se como agente na produção do próprio conhecimento e deixe a passividade que assume em uma aula expositiva

  • Agrega o uso de tecnologia - possibilidade de agregar inovação tecnológica ao cotidiano da sala de aula, como meio de favorecer o processo de ensino e aprendizagem

Ao utilizar a abordagem Peer Instruction é importante lembrar

  1. Elabore um esboço com os pontos-chave que pretende trabalhar e em seguida escolha questões para cada conceito chave. As questões demandam um pouco mais de trabalho por parte do professor e são o aspecto principal para que a abordagem apresente sucesso;
  2. Os testes conceituais não apresentam nenhuma regra específica, no entanto devem satisfazer alguns critérios básicos para que os feedbacks sejam satisfatórios: focar um único conceito, não depender de equações para a resolução, conter respostas adequadas e de múltipla escolha, estar redigidas de modo que não fiquem ambíguas e não serem nem fáceis, nem difíceis demais;
  3. As questões podem ser dissertativas sobre conceitos que são encontrados no próprio livro didático, possibilitando aos alunos tomar consciência da ênfase dada aos conceitos;
  4. Os problemas não podem ser resolvidos apenas a partir de deduções, suposições, modelos, estimativas de ordem de grandeza e também autoconfiança, de modo que possam criar modelos, elaborar suposições fazendo estimativas de ordem de grandeza.


Estrutura da aula expositiva

 Segundo Mazur a estrutura da aula presencial por ele usada é a seguinte:

  • Cada tópico de uma aula leva no mínimo 15 minutos para ser tratado:
    • 7-10 minutos de exposição 
    • 5-8 para um teste conceitual.
  • Portanto, uma hora de aula abrange alguns pontos-chave, segundo Manzur.
    • Para converter uma aula tradicional, eu primeiro decido quais são os pontos fundamentais que devem ser tratados.
    • Durante a aula expositiva, deixo de dar as definições, as deduções e os exemplos que já estão no livro ou nas notas de aula.
    • A seguir, após retirar esses itens da minha apresentação antiga, determino quais são os pontos-chave que eu quero incluir.

Testes conceituais

Após elaborar o esboço, eu escolho algumas questões conceituais para cada conceito-chave.

A elaboração dessas questões, partindo do zero, talvez seja a parte que exija mais esforço para converter uma aula expositiva do formato tradicional para o de Peer Instruction. A importância dessa etapa não deve ser subestimada, pois o sucesso do método depende muito da qualidade e relevância dessas questões.

Embora não haja regras para a aplicação imediata dos testes conceituais, eles devem no mínimo satisfazer a alguns critérios básicos:

  • devem focar um único conceito,
  • não devem depender de equações para serem resolvidos
  • devem conter respostas adequadas de múltipla escolha
  • devem estar redigidos de forma não ambígua
  • não devem ser nem fáceis demais, nem difíceis demais.

Demonstrações

As demonstrações das aulas expositivas podem ser usadas de modo eficaz em conjunto com os testes conceituais, um levando ao outro. Por exemplo, eu posso fazer uma demonstração e chegar a uma pergunta cuja resposta obrigará os estudantes a pensar sobre o que acabaram de observar.

Trabalhando no sentido oposto, eu peço aos estudantes para pensar sobre uma questão em particular e faço uma demonstração para respondê-la.

Eu descobri que essa combinação aumenta bastante o valor das demonstrações.

Uso de demonstrações

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