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Tecnologia de apoio

Como apoiar o trabalho do grupo

A tecnologia é crítica para o trabalho de grupo de várias maneiras. Ela pode ser usado como ferramenta e recurso para investigação, como um auxílio à colaboração, como currículo e avaliação. No caso de PBL, por exemplo, a figura seguinte ilustra algumas possibilidades.

Technology for PBL

Fonte: Problems as Possibilities: Problem-Based Learning for K–16 Education
Linda Torp and Sara Sage. Chapter 8. How Do You Support Problem-Based Learning?.  2nd Edition ASCD. Alexandria, VA 2002

Além de disponibilizar informação relevante, na forma de textos multimídias, vídeos, animações, simulações etc... é preciso também apoiar o trabalho do grupo na forma de ferramentas de apoio às atividades a serem realizadas. Questões de verificação de conhecimentos necessário para a tarefa são também úteis para que os estudantes avaliem se é necessário investigar e descobrir outras informações que serão necessárias para a solução do problema.

A busca de uma solução para um dado problema envolve um processo de construção de conhecimento o qual é mais produtivo quando realizado de forma colaborativa.

Neste sentido, o uso de ferramentas que apoiem este trabalho colaborativo de construção do conhecimento é bastante útil. Isto implica na existência de mecanismo que facilitem a criação de documentos multimídia de forma iterativa e concorrente. A cada iteração de um participante, os demais devem ficar cientes das modificações realizadas.

Além disso, pode ser útil dispor de mecanismos de comunicação para faciliar a troca de ideias quando os integrantes do grupo não estão trabalhando de forma presencial e síncrona.

Uma relação de ferramentas desejáveis para apoiar a aprendizagem colaborativa de modo geral inclui:

  • Revisão e pesquisa de conteúdos  apropriados suportados pela Web e vários sites on-line (com jogos, histórias, ferramentas para criar materiais didáticos interativos, tarefas para avaliação)
  • Criando cartas conceituais, histórias digitais, jogos de computador
  • Monitoramento e avaliação do processo de aprendizagem através de discussão
  • Coordenação do trabalho do aluno e abertura na direção da comunicação profissional real
  • Análise e apresentação de resultados
  • Redes sociais para compartilhamento de informações

Embora o ambiente Moodle tenha muitas funções que podem ser usadas para este fim (co-autoria, comunicação, apresentação de resultado), outras ferramentas externas podem ser também ser consideradas, tais como Google doc, Google, forms, Google Keep e Google slides. Fora estas ferramentas, que podem ser acessadas a partir de computadores de mesa, notebook ou de dispositivos celulares, existem aplicativos que também podem ser usados tais como Google Keep, Flas cards, Keynote, Pages, Numbers, Evernote, Documentos, Explain Everything, Dropbox, Prezi Viewer, Inspiration entre outros.

Formulários ou modelos para organizar o processo

Esse conceito é derivado do modelo tradicional de PBL, no qual o quadro branco é usado para ajudar a monitorar o processo de solução de problemas dos alunos. No modelo tradicional, há quatro colunas presentes no quadro: fatos, idéias, questões de aprendizado e plano de ação.

O modelo de definição de problema serve como um modelo cognitivo genérico para ajudar os alunos a explicitar seus conhecimentos anteriores, hipóteses iniciais e problemas de aprendizagem. Os alunos também podem ser incentivados a usar outros organizadores e ferramentas cognitivas, como mapas mentais.

Exemplo de modelo para organizar as ideias preliminares:

O que sabemos O que não sabemos O que precisamos descobrir
Objetivos Para descobrir extrair conhecimentos e informações prévios
pelos alunos sobre o problema
Incentivar os alunos a pensar sobre quais são os possíveis problemas ou conceitos relacionados ao problema que eles podem não conhecer ou entender completamente Para permitir que os alunos proponham um "plano de ação", pedindo que eles listem e priorizem as áreas que eles consideram essenciais para resolver o problema

Knowledge Forum

Knowledge Forum

O Knowledge Forum é um software educacional projetado para ajudar e apoiar as comunidades de construção de conhecimento.

Este sistema online, foi desenvolvido inicialmente pela Universidade de Toront, visa apoiar o processo de contruçao de conhecimento.

O Fórum do Conhecimento fornece aos alunos e professores um espaço colaborativo exclusivo para compartilhar idéias e dados, organizar materiais do curso, analisar resultados de pesquisas, discutir textos e citar material de referência. Apropriado para qualquer idade, permite que os usuários criem uma comunidade de construção de conhecimento.

Cada comunidade cria sua própria Base de Conhecimento, na qual pode armazenar anotações, conectar idéias e evoluir a partir do pensamento anterior.Knowledge Forum

Os recursos de anotações, pesquisa e organização dessa ferramenta sofisticada permitem que qualquer tipo de comunidade construa conhecimento.

Para assistir a um tutorial sobre esta ferramenta uso o link

Vídeos

Mapas conceituais

Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos.

São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.

Exemplo de mapa conceitual:

Mapa conceitual

Como uma ferramenta de aprendizagem, o mapa conceitual é útil para o estudante, por exemplo, para:

  • fazer anotações
  • resolver problemas
  • planejar o estudo e/ou a redação de grandes relatórios
  • preparar-se para avaliações identificando a integração dos tópicos.

Etapas para criar um mapa conceitual:

  • Identificar conceito central
  • Estabelecer os relacionamentos com os conceitos dependentes
  • Estabelecer inter-relacionamentos
  • Revisar
  • Ilustrar
  • Determinar conexões

Construçao de mapa conceitual

Exemplo de mapa conceitual sobre Problem Based Learning

PBL mapa conceitual

Ferramentas de autoria para criar mapas conceituais:

Mapa mental - MiMind

Aplicativos para Ios e para Android

Versão para IoS do MiMind

Versão para Android

Mapa mental

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